Os 50 cães que estão em um canil montado provisoriamente na Fundação 25 de Julho, no Distrito de Pirabeiraba, em Joinville (SC), começaram a ser castrados na manhã de quarta-feira (3). Serão feitas, pelo menos, duas cirurgias por dia. Ainda não se sabe quando o serviço será finalizado.
Segundo o veterinário do Zoobotânico, Juliano Souza de Liz, a prefeitura está cedendo os insumos e medicamentos. Juliano ofereceu o espaço da clínica onde também trabalha, Cão de Mel, e a mão-de-obra.
A voluntária Patrícia Violante está colaborando com a ONG Bicho Urbano – que cuida dos cães na fundação. É o pessoal da ONG que faz o transporte da 25 de Julho até a Cão de Mel.
Depois de castrados e tratados, os animais vão para adoção. Os interessados devem ligar e marcar um horário para conhecer os bichinhos.
“Assim a gente consegue dar atenção e também conhecer quem está querendo levar o cão”, diz Patrícia.
Todos os cachorros que estão na Fundação 25 de Julho foram recolhidos no fim de janeiro por voluntários que fizeram denúncias ao Ministério Público sobre as péssimas condições em que os animais viviam. Eles estavam confinados em uma casa na região da Vigorelli, onde sofriam maus-tratos.
Serviço
Interessados em adotar os animais podem ligar para (47) 9127-0547 ou (47) 8494-5996.
Fonte: Diário Catarinense