EnglishEspañolPortuguês

SOLUÇÃO

Cães turcos em situação de rua são levados para o exterior em virtude de nova lei que permite o assassinato de milhões de animais

Algumas empresas, hotéis e veterinários do país também estão fazendo o possível para tirá-los das ruas

5 de setembro de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Dali e Sayko com as ativistas Bengisu Komurcu e Nilgul Sayar no Aeroporto de Istambul antes de viajarem para a Holanda. Foto: REUTERS/Dilara Senkaya.

Cães que viviam em situação de rua na Turquia estão sendo adotados por tutores de outros países para que não sejam capturados e mortos, como manda a nova lei aprovada.

O parlamento da Turquia aprovou uma lei em julho ordenando o recolhimento dos cerca de quatro milhões de cães de rua do país, apesar dos protestos de defensores dos direitos animais e da oposição, que temem que isso leve a maioria deles a serem mortos.

A ativista pelos direitos animais Nilgul Sayar, que administra um abrigo para cães perto de Istambul, já levou centenas de cães para adoção no exterior, mas afirma que a demanda aumentou desde a aprovação da lei. “Temos cerca de 20 a 25 cães prontos para viajar”, disse ela. “As pessoas continuam a nos procurar (para adoção). Espero que possamos enviar mais cães em breve. Todos terão bons lares.”

Preparar um cão para viajar para a União Europeia, com toda a documentação e vacinas necessárias, pode levar de 3 a 4 meses e custar cerca de mil euros.

Ilustrando a magnitude do desafio, os abrigos turcos têm capacidade para cerca de 100 mil cães. Sayar disse que muitas vezes leva anos para encontrar lares para os cães grandes, velhos e deficientes que formam a maioria em seu abrigo. As cidades devem construir mais canis para cumprir a lei.

Dali, nomeado em homenagem à cadeira de três pernas do pintor Salvador Dali, perdeu uma perna ao ser atropelado por um carro quando tinha dois meses, enquanto vagava pelas ruas. Dali e Deezi, de nove anos, viveram no abrigo de Sayar por quatro anos.

“Queríamos apoiar esses cães e encontrar famílias amorosas no exterior”, contou Ali Okay, que se voluntariou para viajar com eles da Turquia para a Bélgica. Os animais foram posteriormente levados para a Holanda pela ONG Animal Care Projects.

Milhares de turcos protestaram contra a lei nas últimas semanas. Cães e gatos de rua podem ser vistos nas ruas de toda a Turquia e são amados por muitas pessoas, que cuidam deles, colocando comida, água e construindo abrigos. Grandes cães de rua às vezes dormem nas entradas de lojas, com as pessoas passando delicadamente ao redor deles.

Algumas empresas turcas estão adotando cães para seus escritórios, um hotel construiu um abrigo para apresentá-los aos turistas e alguns veterinários estão oferecendo vacinas gratuitas para aqueles que adotarem animais em situação de rua.

    Você viu?

    Ir para o topo