Em são José do Rio Preto, interior de São Paulo, nove cães morreram após serem picados por abelhas. Os animais estavam no abrigo Patrulha Animal Solidária (PAS) que pertence a um grupo de protetores animais independentes. Em entrevista ao G1, uma das voluntárias contou que o vizinho do abrigo teria derrubado árvores e encontrado uma colmeia. Segundo Janaína Magalhães, as abelhas, desnorteadas, atacaram os animais.
No dia do acontecido, dois cães morreram. Outros animais atacados chegaram a ser levados para receber atendimento veterinário, mas, infelizmente, não resistiram e acabaram morrendo dias depois. A voluntária Janaína diz que não estava no momento do ataque, e que chegou ao local na hora do socorro. Ela também conta que o abrigo é um local simples e não possui câmeras.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, e segundo a corporação, há a suspeita de que as abelhas estivessem em revoada, sem colmeia ou local fixo. O médico veterinário José Henrique Musumeci Ferreira conta que o ataque das abelhas provavelmente aconteceu após alguém mexer no local onde elas estavam. De acordo com ele, é difícil esses insetos atacarem quanto estão em revoada, já que não se sentem ameaçadas.
O médico explicou que um choque anafilático por conta das picadas de abelha pode ter levado os cães á morte. Segundo ele, uma ou duas picadas são pouco perigosas, mas muitas picadas podem ser mortais para todos os vertebrados.