A Polícia Militar do Rio Grande do Sul libertou 18 cães que eram mantidos em cativeiro. Durante a operação, um homem foi preso. O caso aconteceu nessa segunda-feira (28) em Aguapés, no distrito de Osório, Litoral Norte.
Após denúncias anônimas, a equipe do Canil do Comando Regional de Policiamento Ostensivo, resgatou 12 cães adultos e oito filhotes de uma residência que servia de hotelzinho para animais domésticos. Os animais estavam em situação de maus-tratos e negligência, sem água e sem comida, cachorros também foram encontrados em recintos pequenos, insalubres e repletos de sujeira. O proprietário do local, um homem de 32 anos que não teve o nome divulgado, foi conduzido pela força policial à Delegacia de Tramandaí, onde prestou depoimento e foi liberado.
Conforme o delegado João Henrique Gomes, os cachorros das raças spaniel bretão, pointer inglês e setter inglês, eram explorados para caça. Os cães adultos foram encaminhados ao Canil Municipal e os seis filhotes estão sob a tutela da ONG Associação Amigo dos Animais, onde serão tratados, vacinados e disponibilizados para adoção.
Segundo a disposição da lei Sansão, maus-tratos são configurados como crime ambiental com punição de 2 a 5 anos de reclusão e pagamento de multa administrativa.