Dois cachorros foram encontrados amarrados e dentro de buracos em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os animais foram resgatados na terça-feira (20) perto das margens do rio Piraquê, por pescadores e voluntários que faziam ações socioambientais na região.
O caso veio à tona nesta quinta (22), depois que moradores divulgaram vídeos nas redes sociais. As imagens mostram os cães amarrados com sacos de ração, cada animal em um buraco coberto por capim.
Após o resgate, eles foram levados para a Fazenda Modelo, que pertence à Prefeitura do Rio, onde receberam os primeiros atendimentos. Mas, por causa da gravidade do estado de saúde, foram transferidos para uma clínica veterinária especializada.
Os dois cachorros foram diagnosticados com parvovirose, uma doença grave que afeta o sistema gastrointestinal e provoca diarreia e vômito. Ambos também precisaram de tratamento para lesões na pele e nos olhos.
Na clínica, eles também passaram por exames regulares. Assim que estiverem recuperados, serão colocados para adoção.
Procurada, a Polícia Civil não informou se o caso será investigado.
O abandono de animais é crime por lei federal. A pena para quem comete o crime de maus-tratos a animais vai de três meses a um ano de detenção. Com a chamada lei Sansão, sancionada em 2020, a pena para violência contra cães e gatos aumentou de 2 a 5 anos de prisão, e pode ser aumentada de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal.
Fonte: Folha de SP