Dois cães deixados sem abrigo pelo tutor, dono de uma lanchonete em frente ao Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS), estão causando revolta e tristeza para quem passa pelo local. O caso já foi denunciado quatro vezes para a polícia civil, mas até agora o tutor não tomou qualquer providência.
De acordo com a veterinária Maria Lúcia Metello, que coordena a associação Abrigo dos Bichos, os cães, que hoje estão expostos ao temporal, também eram vítimas de maus-tratos nos dias de sol. Um deles amarrado a um poste não tem condições de se proteger das chuvas que caem desde sábado.
“Eram três cães em condições como essa. Sobraram dois. Já denunciei quatro vezes para a Polícia Civil, que intimou o proprietário e deu prazos para ele se adequar. Porém, a situação se mantém até hoje”, explica Maria Lúcia.
Crime
De acordo com a Lei Federal 9605/98 é crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é de três meses a um ano de detenção, podendo ser acrescida a um terço se ocorrer a morte do animal, além de multa.
Com informações de Pantanal News