Na última terça feira (04), o grupo de proteção Buri Dogs (@buridogsoficial) recebeu uma grave denúncia de abandono, por meio de suas redes sociais, depois que câmeras de segurança de um condomínio no bairro Buritis, região oeste de Belo Horizonte -MG, flagraram uma mulher, num carro preto, poucos metros à frente do empreendimento abandonando dois cães, durante a madrugada.
As imagens mostram a mulher pegando o cãozinho menor de forma brusca e, o atirando para fora do veículo, enquanto o cão maior pula meio confuso do porta-malas. Na sequência e, sem olhar pra trás, ela entra no carro e vai embora.
Imediatamente, na manhã de terça feira (04), após receberem as imagens, as integrantes do grupo entraram em contato com outros ativistas como a advogada Val Consolação, fundadora da ONG Vida Animal Livre, sendo instruídas à encaminharem-se ao DEMA ( Departamento de Investigações de Crimes Contra o Meio Ambiente) para registrar o Boletim de Ocorrência (B.O), já que este abandono, em tese, caracteriza-se como um Crime de Maus-Tratos e, hoje, pela Lei Sansão, além da multa pode acarretar em reclusão de 2 a 5 anos ao referido infrator.
Ao divulgarem a imagem do abandono, ocorrido logo nas primeiras horas de 2022, o caso gerou enorme comoção e, também revolta nas redes sociais, chamando a atenção do deputado federal Fred Costa (Patriota) e do vereador de BH Miltinho (PDT) que colocaram seus gabinetes à disposição da ONG para quaisquer necessidades.
De acordo com Fernanda Castro, ativista e co-fundadora do grupo Buri DoG, quando estavam se direcionando ao DEMA para procederem com a denúncia-crime, foram informados que uma moradora do condomínio já estava na delegacia efetuando o B.O. De acordo com as primeiras informações recebidas, dada às imagens, não só o crime não seria difícil de ser constatado, quando a identificação da infratora, cuja placa do veículo já havia sido facilmente identificada, por meio das imagens.
Fernanda conta ainda que os membros do grupo – mantido inteiramente com doações e recursos próprios – se dividiu em duas frentes e, enquanto uma parte acompanhava a denúncia crime, a outra foi para o local do abandono, em busca dos dois cães. O primeiro a ser localizado foi o cãozinho de menor porte, batizado de Tuquinho, que de acordo com Fernanda apresentava-se em melhor estado de saúde do que a cadelinha de porte maior, batizada de Vicky, que além de ser um animal já idoso, estava desidratada e, com muitos carrapatos. Ambos foram levados pela ONG para uma clínica veterinária parceira e Vicky precisou ficar em observação, em decorrência de seu quadro. Tuquinho está sob a tutela de uma protetora, onde todos os custos, até o momento, estão sendo provisionados pelo grupo e seus colaboradores.
A diretoria da ONG confirmou que seu número de seguidores triplicou nos últimos dias, tamanha a repercussão que o caso tomou nas redes sociais e, que informações sobre a mulher que cometeu o crime já foram enviadas pelo Instagram como nome e endereço, após as imagens serem veiculadas, onde as pessoas se dizem indignadas e, com o desejo de colaborarem para que a infratora seja responsabilizada pelo ato cometido, o mais breve possível.
Sensação esta compartilhada por Fernanda e, todos da Buri Dogs, que ainda não tiveram notícias quanto ao andamento do caso, como a intimação da autora do crime, por exemplo. “A gente, realmente, não tá entendendo esta morosidade. E, ficamos muito preocupados, porque se um caso assim, com tantas evidências não é julgado e, a pessoa não é punida, isso pode abrir brechas para que o abandono de animais – que já é tão grande – venha a aumentar” – lamenta a ativista.
Vale lembrar que a capital, assim como outros estados brasileiros, tem sido castigada pelas fortes chuvas e, Tuquinho e Vicky poderiam ter engrossado o contingente de animais vítimas das enchentes e das fortes torrentes, não fosse a pronta atuação da ONG, de seu apoiadores e parceiros que – novamente – vale ressaltar fazem este trabalho de forma totalmente voluntária, sem auxílio do Poder Público e, com recursos próprios.
Ver essa foto no Instagram