Cães são abandonados diariamente pelos tutores em um depósito de lixo no município de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, de acordo com moradores da área próxima ao local. Segundo Rodrigo Vieira da Rosa, que ajuda a cuidar dos animais, veículos encostam às margens da avenida e desovam os cães. Muitos chegam mortos ou feridos. Outros ainda são deixados para morrer em trilhos de trem.
“Encontrei uma ninhada ontem. Havia cinco filhotes em cima dos trilhos. Foram colocados ali de forma proposital, para o trem passar por cima. Dois já estavam mortos, e três conseguimos salvar”, disse o comerciante e voluntário.
Por isso, Rodrigo e outros voluntários organizaram uma espécie de hospital veterinário improvisado. Os animais em pior estado vão para dentro de uma casinha até se recuperarem. “Organizamos um lugar para os cães que mais precisam de atendimento. Quando o animal está com muita sarna ou debilitado, eles ficam ali até encontrarmos uma solução”, disse Rodrigo.
Em frente ao lixão, existe uma câmera de monitoramento da prefeitura. Segundo o secretário de serviços urbanos de Canoas, Flávio Pradié, quem for identificado será multado. “Todo o veículo que identificarmos fazendo o descarte de cães, será multado. Temos feito uma limpeza mensal”, disse o secretário municipal.
A prefeitura de Canoas informou que uma equipe foi até o local no início da tarde de quinta-feira (26) e recolheu os animais.
Fonte: G1