Quatro filhotes de cachorro foram encontrados dentro de um travesseiro por profissionais de limpeza urbana, enquanto recolhiam o lixo na cidade de São Vicente, litoral de São Paulo. O incidente ocorreu em março deste ano.
Segundo Douglas Pereira relatou ao portal G1, eles ouviram os choros dos animais por volta das 7h30 da manhã e o objeto se mexendo quando abriram os filhotes estavam lá dentro. “Eles estavam com cordão umbilical ainda, as orelhinhas fechadas, olhos também. Tinham acabado de nascer”, disse Douglas.
O protocolo recomendado pela empresa Terracom, que empresa os profissionais, é comunicar aos supervisores sobre os cachorrinhos abandonados, que acionam o órgão responsável pelo monitoramento de animais, o Zoonozes. Mas dessa vez, os próprios moradores se solidarizaram com a situação.
Daniele Eugênio, confeiteira que mora na rua do resgate, prestou os primeiros socorros aos animais, deixando-os aquecidos e alimentados .
“Nós pegamos os quatro filhotinhos e ligamos para um veterinário para saber como alimentar eles”, disse Daniele. Até agora, sabe-se que dois dos quatro cachorrinhos resgatados já foram adotados.
“Não sei pra quê fazer isso, se não quer, leva para doação. Tem um monte de gente que quer, não precisa fazer uma coisa dessas, deixar os animais no lixo, não fazem mal pra ninguém”, disse Emanuel de Sousa, profissional de limpeza que ajudou no resgate.
O vídeo do momento do resgate pode ser visto neste link.
O abandono de animais é crime segundo a Lei Federal 14.064/20, que prevê até cinco anos de detenção para crimes de maus-tratos contra essa população. Ainda não se tem informações sobre os responsáveis pelo crime.