EnglishEspañolPortuguês

SENSIBILIDADE PROFUNDA

Cães sabem se uma pessoa é familiar, e segredo está na voz humana

19 de dezembro de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Uma nova pesquisa publicada na revista “Animal Behavior” revelou que os cães têm a capacidade de reconhecer pessoas individualmente através da voz. Esta descoberta é um marco na compreensão da cognição canina e suas interações com os humanos. O estudo focou no reconhecimento a nível individual, onde os animais podem identificar determinados indivíduos dentro da mesma categoria social, como irmãos. No experimento, os pesquisadores do ELTE trabalharam com 31 cães e seus três tutores, membros da mesma família e igualmente familiarizados com o animal.

“Estudos anteriores demonstraram que os cães são sensíveis a certos sinais acústicos na voz humana, podem reconhecer o sexo de quem fala e distinguir entre vozes familiares e desconhecidas se os cães são capazes de reconhecer humanos em um nível individual com base na voz não havia sido demonstrado antes deste experimento”, explicou Kinga Surányi, estudante de doutorado no Departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd (ELTE), em Budapeste, na Hungria.

Para a realização do experimento, foram gravadas as vozes dos proprietários e, durante os testes, essas gravações foram reproduzidas enquanto os tutores estavam sentados em silêncio, sem fazer nenhum gesto ou som. Os cães então tiveram que se aproximar do familiar cuja voz estava sendo tocada. Cada cão realizou este exercício 18 vezes.

“Os cães tiveram um bom desempenho: escolheram com mais frequência e olharam por mais tempo para a pessoa cuja voz ouviam”, diz Anna Gábor, pesquisadora de pós-doutorado no Laboratório de Neuroetologia da Comunicação do ELTE. “O desempenho dos cães estava acima do esperado com todos os membros da família, indicando que eles conseguiam reconhecer todos eles com base na voz. Além tutor principal. Isso pode ser resultado de interações vocais frequentes com ele, estando mais propensos a precisar reagir à sua voz”, acrescentou.

Este estudo não só confirma que os cães conseguem identificar as pessoas pela voz, mas também sugere que esta capacidade é crucial para a sua comunicação e relacionamento com os humanos. Além disso, demonstra que os cães estão altamente sintonizados com as características vocais humanas, o que pode ser um reflexo de adaptações evolutivas específicas.

“O estudo mostra que os cães sabem muito sobre as vozes humanas: não apenas se já as ouviram antes ou não, mas também a quem pertence essa voz. Pesquisas futuras devem esclarecer se esta é uma habilidade geral entre os mamíferos ou o resultado de adaptações específicas decorrentes de questões evolutivas em certas espécies para as quais os humanos são especialmente importantes”, explica Gábor.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo