Cães têm a capacidade de reconhecer as características faciais dos tutores em fotos, uma habilidade que se pensava ser exclusiva de seres humanos e alguns primatas. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Helsinki, na Finlândia, usando a movimentação dos olhos, mostra que eles olham para rostos familiares e estranhos de forma diferentes. As informações são do Daily Mail.
Seus movimentos oculares foram medidos enquanto assistiam imagens de cães e pessoas conhecidas e desconhecidas na tela de um computador.
Embora todos saibam que o contato visual é uma parte importante da comunicação entre cães e seres humanos, nenhum estudo havia investigado a capacidade dos animais para reconhecer rostos usando movimento do olho.
A equipe descobriu que os cães fixam o olhar com mais frequência em rostos familiares em vez de estranhos, o que indica que eles são capazes de reconhecer rostos nas imagens.
O estudo descobriu ainda que cães olham por mais tempo imagens de outros animais do que de seres humanos, independentemente da familiaridade dos rostos.
Fonte: Terra