EnglishEspañolPortuguês

Cães que vivem em condições precárias precisam de ajuda em Belo Horizonte (MG)

25 de janeiro de 2012
5 min. de leitura
A-
A+

Elizangela Geo
[email protected]

Foto: Divulgação

Gostaria de ter um jeito mais fácil de começar essa história, mas não consigo encontrar. É muito triste e chega a beirar o desespero ao ver a situaçao em que se encontra dona Fia e seus cães.

Há vários dias a Giovana vem pedindo ajuda para essa senhora de 80 anos, cega e com 11 cães, todos doentes e todos, sem exceção, vivendo em estado absoluto de calamidade, totalmente abaixo da linha de pobreza.  Difícil até de imaginar tal situação e só quem esteve lá e viu de perto, tem noção da gravidade da situação.

Mesmo sem ter condições de ajudar, ainda assim não conseguia deixar de pensar na situação da dona Fia e de seus cães, doentes, precisando de ajuda urgente.

Marquei com a Giovana e fui até o local ver a situação, eu não poderia fazer muita coisa, porque não posso assumir mais nenhum gasto. Quando chegamos ao local, já na entrada tivemos que resgatar um filhote, mestiço de basset, cujo tutor, um drogado, o agredia a pauladas há vários dias.

O pobrezinho, um cãozinho ainda muito alegre, mas muito medroso, se assustava com facilidade, estava extremamente magro, parecia desnutrido, os ossos da costela já podiam até ser vistos. Tinha mesmo que ser resgatado.

Em seguida fomos até a casa da dona Fia. Ela mora em uma casa pequena, velha, sem energia elétrica, sem água,  e em meio a muitos lixos. Na cozinha havia lodo e lama e, pelo mau cheiro, provavelmente havia algum vazamento de esgoto ali dentro da casa.

Foto: Divulgação

O único colchão que eu vi no local era o que estava do lado de fora, molhado, cheio de mofo, e alguns cães doentes dormiam em cima dele.

Os cães, também vivendo em estado de penúria, doentes, sofrem bastante naquela situação.

Eram 14, sendo 9 filhotes e 5 adultos, mas 3 dos pobrezinhos dos filhotes foram comidos vivos pelos cachorros maiores, devido a fome por que passavam.

Os cães adultos estão totalmente magros, desnutridos, com sarnas, fungos, um deles aparentemente com sintomas de leischimaniose e uma mãezinha ainda com as mamas lotadas de leite que possui um tumor na altura da pata dianteira próxima ao pescoço.

Não são bravos, mas são muito medrosos e assustados, difícil chegar perto deles, não estão acostumados com gente.

Foto: Divulgação

Os 6 filhotes  muito debilitados também, estavam totalmente famintos, o pouco de ração que foi deixado no dia anterior e que ainda sobrara, era dado somente para os adultos e os filhotes nada comiam, nem mesmo água tinham para beber. Estavam desnutridos, desidratados e com uma barriga enorme de vermes.

A casa inteira e o lote estavam cobertos de lixo e muitos ratos, dos quais os adultos e os filhotes se alimentavam.

Mesmo sem poder, percebi que o correto era retirar pelo menos os filhotes dali, tentar salva-los, antes que mais algum deles também fosse comido pelos mais velhos, ou que adoecessem como os outros, que já estavam com sarna, fungos e possivelmente ate leischimaniose.

Resolvi resgatar os seis filhotes, mas com muita tristeza por não poder pegar os adultos que são no total de 5 e todos precisando de atendimento veterinário.

A Marta nos ajudou com o transporte. O cãozinho comprado do drogado a Giovana deixou na clínica do bairro Nova Vista, e eu levei os 6 filhotes para a clínica da dra Franciane.

Eles foram examinados, aplicaram frontiline em todo o corpo que estava coberto de pulgas e varias feridas em função das coceiras. Autorizei os exames de leischimania e hemograma em cada um, pois vários deles aparentam estar anêmicos e desnutridos. Foram vermifugados, mas como estão debilitados, não puderam ser vacinados ainda.

Foto: Divulgação

Apos a consulta e os exames, deixei todos internados para observação. Tranquilos, seguros e alimentados, puderam dormir, encolhidos um em cima dos outros.

Sem poder assumir os outros cães, peço ajuda para eles. Já ultrapassei todos os meus limites resgatando esses 6, e não tenho mais condições de assumir os outros.

A mãezinha precisa de cirurgia pra retirada de tumor e de medicamento para secar o leite antes que infeccione vire mastite (o leite vire pedra), principalmente porque agora ela nao tem mais os filhotes para amamentar.

Na próxima segunda-feira, a Dona Fia vai ser internada para cirurgia nos olhos. Os cachorros ficarão abandonados, pois a mesma não tem quem cuide deles. Por isso, os cinco precisam ser retirados de lá com urgência.

A Dona Fia residente na rua Tapaciguara, 64 no São Pedro, BH/MG.

Aqueles que puderem ajudar no tratamento e diária dos 6 filhotes que foram resgatados e que precisaram ficar internados, ficarei muito grata. Vou precisar de ajuda com a diária da internação 10,00 por dia, e com os 6 exames de leischimania e hemograma.

Gostaria de contar com ajuda de vocês para dar a eles o tratamento de que precisam para poder encaminhá-los para adoção.

Banco do Brasil (banco 001)
ag.0643-2
c/c – 32.199-0
Ou

Banco Real / Santander (banco 033)
ag. 3488
c/c – 01002918-2
BH/MG

Foto: Divulgação

Contato: Elizangela (31) 9346-6468

Você viu?

Ir para o topo