Uma operação do Ibama em conjunto com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) resgatou 125 animais em situação de sofrimento extremo em um haras na área rural do Riacho Fundo, nesta quarta-feira (13/02). Entre os animais, foram encontrados cães, gatos, cavalos, porcos, araras, pavões e até um búfalo.
O local era conhecido como “fábrica de filhotes” (veja vídeo acima). O delegado Jonatas José, da Delegacia de Repressão a Crimes Contra Animais (DRCA), chamou o local de “fábrica do terror”. Seis suspeitos foram presos, mas negaram que os animais estivessem sob maus-tratos.
Segundo o delegado, alguns cães estavam trancados em quartos escuros e úmidos, cobertos de fezes. Os filhotes estavam em caixas de papelão e gaiolas cobertas por panos, sem acesso à luz. O búfalo estava magro e amarrado sem acesso a água e alimento.
Foram aplicadas multas por maus tratos, cativeiro de animais silvestres e pela posse de animais exóticos sem documentação/autorização. Os valores das multas somam R$339,5 mil.
“Uma gata se encontrava presa em um compartimento fechado com arame e tentava sobreviver junto a seus quatro filhotes recém nascidos. Ela não comia há dias, estava bastante fraca, sequer conseguia levantar”, diz o delegado Jonatas José.
Ainda conforme o delegado, os suspeitos vão ficar presos e passar por audiência de custódia. Foram resgatados os seguintes animais:
- cachorros de raça;
- gatos
- 2 araras
- 10 calopsitas
- aves exóticas (2 agapórnis e 1 rosella)
- porcos
- cavalos
- búfalo
- pavões
Como denunciar
Para denunciar crimes contra animais no Distrito Federal, existem três canais oficiais:
- Disque denuncia: 197
- E-mail: [email protected]
- Whatsapp: (61)986261197
Fonte: G1