Cinco cães filhotes em situação de maus-tratos foram resgatados por equipes da Delegacia Especial de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) próximo ao Mercado Central de Aracaju.
De acordo com a delegada Georlize Teles, os animais foram encontrados na terça (19) após uma denúncia anônima. “No local não havia alimento ou água. Um dos filhotes, infelizmente, não resistiu, vindo a óbito instantes após o resgate. O procedimento policial foi imediatamente instaurado, com o objetivo de apurar o fato e identificar a autoria do crime”, disse.
Os animais ( três machos e duas fêmeas) resgatados foram colocados à disposição para uma adoção responsável, até o final do procedimento e julgamento pela Justiça. “É preciso que a sociedade entenda que maus-tratos contra animais é crime, e que quando praticados contra cães e gatos a pena é de cinco anos, podendo, inclusive, ser agravada pela morte do animal”, acrescentou Georlize Teles.
Depama
A Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) começou a funcionar em Aracaju em junho do ano passado. Durante os seis primeiros meses de funcionamento foram mais de mil denúncias e quase 750 registros de boletins de ocorrência. No ano passado 30 inquéritos foram instaurados e, este ano, até agora, já foram oito inquéritos e mais de 200 denúncias.
Fonte: G1