Os companheiros inseparáveis do homem estão com a saúde em risco devido a produtos químicos domésticos, como mostra uma nova pesquisa encabeçada pela Universidade Duke, dos Estados Unidos. A exposição a esses compostos encontrados no dia a dia aumentam a probabilidade dos cães desenvolverem câncer de bexiga.
Para o estudo, os cientistas colocaram dispositivos de silicone na coleira de 100 cães e acompanharam os animais por 5 dias. Dos 120 produtos químicos investigados durante o experimento feito pelos cientistas, 40 deles foram encontrados em metade dos animais participantes.
A equipe de pesquisa observou que do grupo encontrado em maior quantidade, ftalatos e retardadores de chama altamente tóxicos, encontrados em produtos domésticos, e antraceno, um poluente atmosférico, estão associados a marcadores de câncer de bexiga em cachorros.
Os pesquisadores acreditam que os compostos podem entrar em contato com o organismo humano ao se soltarem do produto original e se fixarem na poeira que posteriormente é inalada. Por isso, também podem representar um perigo de contaminação para os humanos.
Outras possíveis formas de contaminação é através dos brinquedos para pets, pois podem desprender os compostos químicos, e também pela poluição do ar com o antraceno, considerado tóxico.
As evidências mostraram que os animais que viviam em locais mais quentes foram expostos a níveis mais altos devido a muitos dos produtos químicos serem parcialmente voláteis em temperaturas altas, o que facilita estarem presentes no ar. O trabalho foi publicado na revista científica Environmental Science & Technology.
“Quando você começa a olhar para essas exposições cumulativas a produtos químicos, começa a parecer um pouco assustador, especialmente se você tenta fazer mudanças e tomar decisões informadas sobre as coisas que compra e leva para casa”, afirma Catherine Wise, pesquisadora e coautora da Duke, em entrevista ao The Guardian.
Sintomas do câncer de bexiga em cães:
Segundo a Oncowaf, site especializado em câncer canino, os sintomas mais comuns do câncer de bexiga canino são:
- Sangue na urina;
- Dificuldade para urinar; e
- Urina com frequência e em pequenas quantidades.
Fonte: Folha de PE