Imagens mostram cães retalhando um javali durante uma luta mortal que, segundo policiais, foi vista por centenas de espectadores.
Os policiais estão procurando os organizadores – que colocaram um grupo de mastins contra o animal selvagem – depois que a crueldade ocorrida em um campo perto de Hanói, no Vietnã, foi anunciada para os fãs online.
A luta foi filmada por uma testemunha que registrou a multidão que encorajava os cães a atacarem o javali. Assim que o javali é solto de uma pequena gaiola, os exploradores dos cães os libertam. Os mastins selvagens imediatamente correm e atacam o javali, que grita de dor. O público incentiva os cães a ficarem cada vez mais violentos.
Os cães levam o javali para uma vala e o animal selvagem grita em desespero. Acredita-se que os cães o mataram no local, informa o Daily Mail.
O especialista em animais Vu Ngoc Thanh descreveu o evento como “bárbaro e não civilizado”. Ele questionou: “Onde está a humanidade nisso?”
O diretor de bem-estar animal da Animals Asia, Nguyen Tam Thanh, concordou que lutas entre animais não devem ocorrer em um país civilizado. “Isso é um abuso intencional de animais, e se este caso for subestimado, certamente criará um precedente para casos futuros”, ressaltou.
Apesar de o vídeo mostrar uma grande multidão assistindo à luta, a polícia disse que ela se organizou espontaneamente. Os vietnamitas pareciam mostrar sua oposição à crueldade contra a exploração de animais como entretenimento. Ativistas têm realizado inúmeros protestos contra as tradicionais lutas de búfalos.