Com a pior onda de calor desde 1875, Tóquio registrou temperaturas acima dos 35°C durante nove dias. Para ajudar os animais domésticos a enfrentar o calor escaldante, uma empresa pensou em uma solução inovadora: ventoinhas acopladas às roupinhas que ventilam o corpo do animal.
A empresa de vestuário e um grupo de veterinários se uniram para criar a solução. O objetivo é alcançar tutores de cães e gatos que não podem tosar os animais no verão ou aqueles que não trocam de pelo para se adaptarem às diferentes temperaturas. E está dando certo, muitos animais já estão passeando felizes e fresquinhos com suas ventoinhas.
Rey Uzawa, presidente da empresa de roupa Sweet Mommy, afirma que a ideia surgiu após reparar que o seu cão, um chihuahua, ficava exausto sempre que era levado para passear, devido ao calor intenso que o Japão enfrenta, num verão marcado por altas temperaturas. Os animais não estavam acostumados a tanto calor.
Composto por uma ventoinha de cerca de 80 gramas, alimentada por uma bateria, e costurada a uma roupa de malha, o aparelho sopra ar frio ao redor do corpo do animal e ajuda a manter a temperatura deles mais adequada. Embora denominado “Cool Dog”, o dispositivo também é indicado para gatos.
A roupa é vendida em cinco tamanhos diferentes desde o início de julho e custa cerca de 73 euros (390 reais).