Há seis anos, a assistente social Neuma Borba Cordeiro, de 43 anos, se envolveu com a causa animal. Desde então, foram dois cães de pequeno porte, um yorkshire e um miniatura pincher, com os quais vive no apartamento, em Piedade, PE, e outros seis, todos vira-latas, que vivem no sítio da mãe, na cidade de Gravatá. Uma atenção constante, que encontra espaço entre o afeto dirigido ao marido e os quatro filhos. “Eles também são filhos, são companheiros para toda uma vida. Muita gente não entende, mas você ajuda o animal, o tirando da rua, mas ele também te ajuda. É necessário programação de longo prazo, incluindo em possíveis mudanças e viagens, em que eles têm que ser levados em consideração”, ensina.
Atitutes como esta são incentivadas pelo Mutirão de adoção de filhotes de cães e gatos, regido pela bandeira que amor e ‘fofura’ não têm raça ou classe social. O evento será realizado, neste sábado, das 9h às 15h, no Squash Tennis Center, em Boa Viagem, no Recife. Cerca de 30 animais, com menos de um ano de nascidos, estarão disponíveis para integrar novas famílias, com o compromisso dos adotantes.
Todos os filhotes já são vacinados e vermifugados e, no local, três veterinários voluntários trabalharão para verificar a saúde de cada um dos bichos. Além disso, para impedir que, assim como estes bichos, outros filhotes possam vir a ser abandonados, todos já são entregues castrados ou sob a condição de responsabilidade dos adotantes.
De acordo com a organizadora do evento, Goretti Queiroz, a iniciativa envolve protetores de animais e organização não governamentais que trabalham para encontrar lares para cães e gatos abandonados, justamente por isso, a entrega dos bichinhos é feita mediante contrato formal de responsabilidade pelo bom trato dos filhotes. “É um compromisso que está sendo assumido. Os locais podem, inclusive, ser visitados ao longo do período de até um ano e meio para que as condições de vida do animal sejam atestadas, caso contrário, o adotado pode ser retirado da família”, explica.
O local não foi escolhido por acaso. O objetivo é atingir uma classe social com poder aquisitivo mais alto, que normalmente tem condições de adquirir um filhote por meio de compra, mas que pode fazer toda a diferença ao fornecer um lar a esses bichos, muitos dos quais de raças ‘puras’. “A ideia foi de uma cliente e achamos interessante abrir o espaço para trazer mais informação aos nossos usuários, incentivando uma atitude de responsabilidade socioambiental”, afirma a proprietária do Squash Tennis Center, Mônica Barros.
Para adotar, é preciso:
-Cópia de RG e CPF
-Comprovante de residência
-Assinar Termo de Guarda Responsável
Quanto custa criar um animal?
-A adoção é gratuita e, na maioria dos casos, consolidada na hora
-A criação, durante o primeiro ano de vida, incluindo alimentação, consultas veterinárias e vermífugos de qualidade, custa, em média R$ 150 ao mês (R$ 1800 ao ano)
Serviço:
Mutirão de adoção de cães e gatos
Squash Tennis Center – Das 9h às 15h
Programação
11h – Palestra ‘Guarda responsável’
14h – Palestra ‘Cuidados na adoção’
Endereço: Rua Dr. Luis Corrêa de Oliveira, 375 – Boa Viagem, Recife/PE.
Fones: 81 3461.1651 / 3341.7257
Fonte: Pernambuco.com