EnglishEspañolPortuguês

GUERRA NA UCRÂNIA

Cães e gatos são abandonados em estações de trem após serem impedidos de embarcar

2 de março de 2022
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Global News

A organização Animal Food Bank está iniciando uma campanha para arrecadar fundos e alimentos para apoiar ONGs e ativistas que atuam na Ucrânia acolhendo e resgatando animais deixados para trás por seus tutores. Muitos refugiados que conseguiram chegar até estações de trem na campanhia dos seus animais foram obrigados a abandoná-los, porque o embarque de cães e gatos não foi autorizado.

Muitos tutores optaram por não fugir e encontraram locais seguros para se abrigar com os seus animais, mas muitas pessoas escolheram deixar seus companheiros de quatro patas à própria sorte. Até agora, mais de 500 mil pessoas deixaram o a Ucrânia. Ainda não há um balanço oficial de quantos animais foram abandonados, mas muito estão vagando em estações de trem e meio aos destroços.

Nicole Frey, fundadora do Animal Food Bank, afirma que é muito importar focar na ajuda a seres humanos, mas não podemos esquecer dos animais que ainda estão no país. “Esforços humanitários de serviços sociais como esse tendem a se concentrar nas necessidades das pessoas e não dos animais domésticos”, disse a ativista em nota.

Ela reforça ainda que a organização foi criada justamente para apoiar ONGs e ajudar os animais em situação de maior vulnerabilidade. “É por isso que existimos e sentimos que é tão importante que as pessoas entendam as escolhas que os cidadãos da Ucrânia estão enfrentando; ficar para trás para proteger seus animais domésticos ou deixá-los”.

Frey pontua que o foco é suprimir a falta de alimentos e medicamentos. “O que estamos ouvindo é que para organizações que ficaram para trás para proteger e pessoas que ficaram para trás, os preços dos suprimentos estão subindo rapidamente, então a assistência financeira será absolutamente necessária”, esclareceu.

A ativista e sua equipe estão trabalhando para a construção de um fundo que será dedicado exclusivamente para ajudar os animais que ainda estão na Ucrânia. “Só queremos garantir que a comunidade global esteja ciente da necessidade e do apoio desses animais de estimação. Porque ao apoiar os animais domésticos, você está ajudando as pessoas” finalizou Frey.

    Você viu?

    Ir para o topo