EnglishEspañolPortuguês

RECOMEÇO

Cães e gatos salvos na Ucrânia ganham cidadania francesa para serem adotados sem burocracias

4 de maio de 2022
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Patricia SEARD | FTV

Cachorros e gatinhos resgatados na Ucrânia em meio à guerra terão um novo lar na França graças à organização “Remember Me”, que está providenciando documentos que garantem cidadania francesa aos animais para que eles entrem no país em segurança e encontrem adotantes amorosos para superarem os traumas gerados pelo conflito bélico. Além de levar os animais para a França, a ONG também faz uma triagem cuidadosa para impedir adoções por impulso. O mais importante é que esses cães e gatos encontrem locais onde possam recomeçar suas vidas, de forma definitiva e amorosa.

O cãozinho Marte, por exemplo, encontrado vegando entre escombros em Kiev, passou por um longo período de reabilitação. Ativistas, sensibilizados com a tristeza do animal, o levaram para a Romênia e garantiram que ele embarcasse para a França. Lá, ele encontrou um casal que tinha acabado de dar adeus ao cãozinho da família após uma grave doença e o recebeu com muito amor e gratidão. Ele ainda está muito cansado e estressado, mas está recebendo todo o apoio emocional que precisa. A expectativa é que, assim como Marte, outros animais encontrem famílias empáticas.

Foto: Patricia SEARD | FTV

Antes de chegar à França, esses animais enfrentaram uma viagem de 30 horas. Muitos adotantes esperavam as vans e já queriam levar os animais para casa, mas a ONG alerta que é preciso ter paciência. “Eles precisam descansar, o nível de cortisol, o hormônio do estresse, está muito alto e leva de 48 a 72 horas para que esse nível volte ao normal. Eles vão observar muito os adotantes no começo. Pouco a pouco, quando estiverem mais confiantes, se integrão à família naturalmente”, disse um porta-voz da “Remember Me” em entrevista ao France 3.

A organização está sobrecarregada com pedidos de transportes de animais, mas garante que fará todo o possível para oferecer o máximo de finais felizes que puderem a todos.

Você viu?

Ir para o topo