A Prefeitura de Barra Bonita (SP) está promovendo uma campanha de cadastramento e rastreamento de animais domésticos da cidade através da criação de um RG Animal. O projeto espera identificar cerca de oito mil cães e gatos. A iniciativa ganhou a aprovação dos moradores e objetiva fiscalizar o bem-estar animal e coibir crimes de maus-tratos e abandono.
Por meio do documento será possível identificar o tutor do animal ou rastrear o seu paradeiro. A proposta é colocar nos animais um localizador, que pode ser um QRCode acoplado à coleira do animal ou a implantação de um microchip dermal do tamanho de um grão de arroz, que será inserido através de uma técnica especial para não causar incômodo ao animal.
A tutora do cãozinho Billy, Elizandra Medri, aprovou a ideia e acredita que o documento trará mais segurança para os animais e os seus guardiões. “Nós fizemos um RG por que ele é como um filho para nós. Toda vez que eu preciso sair e não posso levá-lo é muito difícil deixar ele para trás”, disse em entrevista ao portal G1.
O cadastro precisa ser feito por meio eletrônico preenchendo uma ficha disponibilizada pelo site da prefeitura. O RG precisa apresentar informações do tutor e do animal. Cada documento terá uma numeração única e os animais ganharão os sobrenomes dos tutores. Em caso de perda, é possível solicitar uma segunda via online.