A feira de doação de animais Adotanimal, realizada neste domingo (28) pelo Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André por meio da Gerência de Controle de Zoonoses, foi um sucesso. Ao todo, 30 cães e dois gatos abandonados ganharam novos lares.
“Quando chegamos, já havia muita gente esperando pelos animais”, disse a coordenadora do canil municipal, Andréa Bonatelli.
Mesmo debaixo de chuva, dezenas de interessados compareceram ao Parque Central para observar os animais. A procura foi tão grande que a feira terminou três horas antes do previsto, por volta das 13h. “O ideal é chegar cedo”, afirmou a supervisora do canil, Christine Prisco Luiz.
Adoção
O andreense Ricardo Bueno, 22 anos, adotou a cachorra Cristal na Adotanimal de outubro do ano passado. “Ela tinha sido devolvida pela família que a adotou. Disseram que ela fazia muito barulho.”
O técnico de informática já havia adotado um cão antes e, ao cadastrá-lo no Centro de Zoonoses, ficou sabendo da feira. Quando o animalzinho morreu, não pensou duas vezes: decidiu por uma nova adoção. “Ela é companheira e não me deixa ficar entediado.”
Vacinas
Os animais doados ganham cadastro no Centro de Zoonoses, carteira de vacinação e desconto para todas as vacinas necessárias. Além disso, os bichos adultos já vão para os novos tutores castrados e imunizados contra raiva. Os filhotes são vermifugados, também tomam vacina antirrábica e têm direito a serem castrados futuramente.
Abandono
A maioria dos cães e gatos é resgatada em ruas e leitos de rios. Quase todos chegam doentes e precisam ser tratados antes de ir para adoção. Os que conseguem sobreviver vão para a feira, que acontece no Parque Central todo último domingo de cada mês. A próxima será realizada em 28 de março. Para adotar, é preciso levar CPF, RG e comprovante de residência.
Fonte: Diário do Grande ABC