Cães e gatos são considerados os melhores amigos das pessoas. Apesar disso, na maioria das vezes, eles não recebem os devidos cuidados e são abandonados nas ruas. Muitos desses bichinhos de estimação são recolhidos e levados para o Centro de Controle do Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), onde ficam disponíveis para adoção. São dezenas de animais esperando pelo carinho de uma família.
Atualmente,12 gatos e 9 cães estão sob os cuidados do CCZ. No ano passado, foram adotados 99 cachorros e 63 gatos. A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Yara Vasconcelos, explica que um fator que contribui para o grande número de animais esperando por adoção é o abandono. Muitas pessoas deixam de querer o bicho pelos mais variados motivos e acabam deixando ele aqui. Geralmente é porque a pessoa vai sair de uma casa para morar em apartamento ou porque o cachorro já está velho demais, comenta.
Assim que chegam ao CCZ, cães e gatos passam por uma bateria de exames para identificar eventuais doenças, a exemplo da leishmaniose (calazar) e cinomose (doença que atinge o sistema neurológico dos cães). Eles recebem ainda a vacina antirrábica. Apenas animais saudáveis são disponibilizados para adoção.
Para adotar um bichinho o procedimento é simples. O critério é ter disposição e gostar de animais. Não há outro fator. Basta a pessoa querer ter um cachorro ou um gato, entrar em contato e fazer o cadastro. Obviamente, é importante que a pessoa tenha condições de cuidar bem do mais novo integrante da família, ressalta Yara. O telefone do CCZ é (79) 3179-3528.
Fonte: Plenário