Após resgatar o cão Rex e a cadela Laica, que eram mantidos em uma casa com muito lixo, tutelados por um homem com distúrbios mentais no bairro do Uruguai, em Salvador, a vereadora Ana Rita Tavares (PMB) retornou ao local para retirar os demais.
Bem como Rex e Laica, 16 animais, sendo 7 cães adultos e 3 filhotes, mais 6 gatos, apresentavam algum tipo de problema de saúde. Como é o caso da cadela Sara, com sarna dermodécica, e o filhote Reizinho, também diagnosticado com sarna, verminose e anemia profunda.
A força-tarefa contou com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), que deu assistência ao guardião dos animais: “agimos de mãos dadas e solucionamos um problema grave de saúde pública e maus-tratos a animais que se arrastava há muito tempo por falta da intervenção do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (CCZ)”, disse Ana Rita.
O homem, de nome Clecio, mantinha os animais há anos na praça Monsenhor Anísio Ayres e recebia várias queixas dos vizinhos por conta do mau cheiro no local. Ele receberá acompanhamento psicológico da Semps. A Limpurb fará a limpeza do local
A ação contou com o apoio da ONG Terra Verde Viva, que irá acompanhar a recuperação dos animais internados em uma clínica veterinária, onde passarão por exames e depois disponibilizados para adoção responsável.
* Texto gentilmente enviado pela assessoria de imprensa da vereadora Ana Rita Tavares