Por Raquel Soldera (da Redação)
Os cães da raça pit bull estarão impedidos de viver na Venezuela, a partir do dia 31 de dezembro de 2014. É o que diz a Lei de Proteção de Animais Domésticos, que entrou em vigor em janeiro e prevê que ninguém poderá ter um exemplar da raça.
Protetores dos animais estão lutando para que esse dispositivo seja retirado da lei. “A Lei de Proteção deve tentar corrigir o ser humano para proteger os animais domésticos e, infelizmente, não é o que está acontecendo. A solução não é exterminar os pit bulls, mas punir aqueles que não lhes dão uma boa educação e promovem as rinhas de cães”, disse Lilibel De Matos, diretora da ONG Zooikos.
A lei estipula que cada tutor de um pit bull deve registrá-lo junto às autoridades municipais, e também especifica que os cães devem “ser mantidos permanentemente em cativeiro”. A partir de 31 de dezembro de 2014 fica “proibida a guarda desses animais”.
“Queremos saber o que será feito em 2014 com os pit bulls que estão vivos”, perguntou Lilibel De Matos.
A presidente da Associação para a Defesa dos Animais, Cristina Camilloni, acredita que, “para um animal, a vida em cativeiro, entre outras coisas, é cruel. Queremos uma lei macro, para defender todos os animais, de espécies diferentes, de modo que cada dia se promova o sentimento humano e o espírito de solidariedade para com todos os seres vivos”, finalizou.
Com informações de PrensAnimalista
Nota da Redação: Mais uma injustiça. Cães como os Pit Bulls são vítimas da violência humana, apenas isso.