A Prefeitura de Itanhaém, no Litoral de São Paulo, está mapeando os animais em situação de rua em toda a cidade com o uso de coleiras coloridas. O projeto denominado ‘Petmaps’ tem como objetivo investigar quais animais precisam de castração, para que passem pelo procedimento e, consequentemente, diminua-se a superpopulação nas ruas.
Além disso, a iniciativa do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal busca encontrar um lar para os animais abandonados por meio de feiras virtuais.
De acordo com a prefeitura, os bairros do município estão sendo percorridos por uma equipe de fiscalização. Essa equipe cataloga, fotografa e faz um levantamento dos respectivos animais encontrados, mapeando-os com coleiras azuis, para castrados, e vermelhas para os demais.
Diante do levantamento de dados, o grupo de especialistas resgatará os animais e se necessário, os encaminharão para a castração, que faz parte do projeto ‘Cão Comunitário’. Após isso, todos os pets participarão de feiras virtuais em busca de um lar com respeito, dignidade e amor.
Fonte: A Tribuna