EnglishEspañolPortuguês

COMPORTAMENTO

Cães compreendem as palavras emitidas por botões de som, diz estudo

A pesquisa, realizada pela Universidade da Califórnia em San Diego, afirma que a 'trend' não é apenas um truque dos tutores

31 de agosto de 2024
O Globo
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Diversos vídeos em que cachorros pressionam botões de som que emitem palavras curtas, como uma forma de comunicação com os tutores, se tornaram uma tendência especialmente na plataforma de vídeo TikTok. E segundo um novo estudo da Universidade da Califórnia em San Diego, publicado na revista científica PLOS ONE, os cães conseguem compreender a palavra proferida pelo equipamento quando apertam um botão de comando.

“Nós descobrimos que as palavras são importantes para os cães e que eles respondem às palavras em si, não apenas a sinais associados”, diz o cientista cognitivo Federico Rossano, um dos autores do estudo, em comunicado.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores do Laboratório de Cognição Comparativa realizaram dois experimentos com com dois grupos separados de cães de estimação foram recrutados. Todos eles com conhecimento prévio dos comandos “fora/fora”, “brincar/brinquedo” e “comida/comer/jantar/com fome”.

Em um dos experimentos, os cientistas fizeram uma visita as casas de 30 cães e, no outro, 29 donos de cães conduziram eles mesmos, seguindo as instruções dadas pela equipe. A partir disso, a equipe concluiu que os cachorros reagiram à brincadeira e ao exterior com comportamentos contextualmente apropriados.

O resultado, segundo os pesquisadores, foi independente da identidade da pessoa que produziu as palavras (um pesquisador desconhecido ou o dono do cão) e do modo de transmissão (falado ou por meio de um toque de botão).

“Isso sugere que os cães respondem adequadamente aos toques nos botões, mesmo na ausência de outras pistas contextuais ou pistas produzidas pelo dono”, relatam os autores.

@whataboutbunny This is happening on a regular basis now🤯 #Foryou #mydogtalks #TheChallengeAllStars #talkingdog #smartdog #sosmart #dogtraining ♬ original sound – I am Bunny

Nos dois experimentos os cães demonstraram cerca de sete vezes mais comportamentos direcionados à brincadeira em resposta a palavras relacionadas à brincadeira, e níveis iguais de comportamentos direcionados ao exterior (lado de fora da casa) em resposta a palavras relacionadas.

“Sugerindo que eles reconheceram e responderam apropriadamente a essas duas palavras”, escrevem os autores.

Por outro lado, não foram encontradas evidências conclusivas de que eles responderam distintamente com comportamentos direcionados à comida a palavras relacionadas à comida.

“Estudos futuros [irão] explorar como os cães usam ativamente esses botões, incluindo o significado e a sistematicidade por trás das sequências de pressionamentos de botões. Nossa pesquisa ressalta a importância de estudar os animais em seu ambiente doméstico, proporcionando uma compreensão ecologicamente mais válida de suas habilidades”, analisa Rossano.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo