Por David Arioch
Em Xanxerê (SC), cães abandonados que passam a maior parte do dia vagando pelas ruas receberam coleiras reflexivas. A intenção é evitar acidentes e garantir a segurança dos animais e dos motoristas. Mas a iniciativa não é do poder público, mas sim do zootecnista Vagner Pacheco Oliveira, que fabricou as coleiras e carrega o material no porta-luvas do carro.
Sempre que encontra um cão abandonado, Oliveira se aproxima e coloca a coleira, que ele garante ser confortável, já que é feita de tecido e não aperta o pescoço do animal. Questionado se não seria melhor tirar os animais das ruas, Vagner Pacheco Oliveira justificou que os lares temporários em Xanxerê estão cheios de animais e sem condições de receber mais cães. Por isso surgiu a ideia das coleiras reflexivas.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.