Equipes da Polícia Militar Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses de Jaboticabal (SP) recolheram na manhã desta sexta-feira (30) os cães que foram abandonados por uma família, após deixar a casa alugada por falta de pagamento. Duas cadelas e um filhote foram levados para o canil municipal. Outro filhote foi adotado pelos vizinhos na tarde de quinta-feira (29) e um terceiro acabou morrendo durante a noite.
A veterinária do canil municipal, Mariana Rodrigues Miotto, explicou que a retirada dos cães só foi possível porque a imobiliária responsável pela venda do imóvel conseguiu uma ordem judicial, autorizando a entrada da polícia no local. “Quando chegamos, constatamos que dois dos três cãezinhos não estavam mais lá”, disse.
Mariana afirmou que, apesar da falta de espaço no canil, os cães foram levados para o departamento, onde passarão por exames e ficarão a disposição da Justiça. “Uma filha da mulher que alugava a casa disse que voltará no domingo (1º) para buscar os móveis e os animais”, afirmou a veterinária, apesar de desacreditar que os bichos sejam realmente resgatados pela família.
O caso
O abandono de duas cadelas e três filhotes em uma casa em Jaboticabal revoltou moradores da vizinhança, que denunciaram o caso. Os cães foram deixados no local pelos antigos moradores, junto com móveis e outros objetos pessoais. A família teria se mudado por falta de condições financeiras para pagar o aluguel e despesas de água e energia elétrica.
A história foi confirmada pelo proprietário da imobiliária locadora, Rudy Nosralla, que disse haver uma ordem de despejo para que a os inquilinos deixasse a casa em 15 dias. Como o prazo venceu na última semana e a medida não foi cumprida, uma nova ordem de despejo, dessa vez coercitiva, foi expedida pela Justiça.
Os cães foram descobertos pelos vizinhos, que precisaram arrombar o portão para entrar na casa e alimentá-los. Vazio, o imóvel também acumula lixo e sujeira no quintal. A casa foi colocada à venda pela imobiliária.
Fonte: G1