Um grupo de proteção aos animais resgatou cinco cães abandonados pelo tutor há quatro meses em uma casa em Rio Claro, a 173 km de São Paulo, nesta quinta-feira (9). O Grupo de Apoio e Defesa dos Animais (Gada) conseguiu uma ordem judicial para fazer a retirada dos animais, que foram encontrados magros e enfraquecidos no quintal da casa.
Vizinhos contaram que o responsável pelos cães viajou e teria deixado uma moradora do bairro responsável pelos cachorros. Apesar disso, os animais receberam pouca água e comida. Aves que também eram criadas no quintal foram devoradas pelos cães. “Vai levar de três a quatro meses para eles terem uma recuperação boa, para eles recuperarem o peso”, disse o veterinário André Luiz Caperucci.
Os cachorros foram retirados e levados para o canil do Gada, onde vão receber tratamento. O canil tem 200 cães somente em uma unidade. Nesta quinta, 20 animais foram recolhidos na cidade por maus-tratos. “Esse tipo de crime está crescendo assustadoramente em Rio Claro. O povo pensa que maltratar animal não dá nada, mas dá sim”, disse a presidente do Gada, Roberta Escrivão de Campos. A pena para esse crime vai de três meses a um ano de prisão, além de multa.
Fonte: G1