EnglishEspañolPortuguês

DESAMPARADOS

Cães abandonados e amarrados a bicicleta são resgatados por policiais em deserto

Agentes do Gabinete do Xerife de Yavapai registram a ação e destacam calma dos animais durante o salvamento

20 de outubro de 2025
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Yavapai County Sheriff’s Office

Um resgate surpreendente ocorreu quando, após uma denúncia anônima, dois policiais do Gabinete do Xerife do Condado de Yavapai, nos Estados Unidos, se depararam com uma situação inesperada em uma vasta e árida paisagem desértica do Arizona. Sob um céu limpo e um sol forte, dois cães foram encontrados abandonados e amarrados a uma bicicleta, exigindo intervenção cuidadosa e criatividade por parte dos agentes.

Descoberta inusitada no deserto

No vídeo, publicado na página do Facebook da agência em 3 de outubro, a caminhonete branca dos policiais, identificada com o logotipo de “Controle de Animais” e equipada com gaiolas na traseira, aparece parada em um terreno rochoso. Um dos policiais se aproximou do local, onde a bicicleta estava caída com os cães amarrados, aparentemente sozinhos e sem supervisão.

“Eles estão apenas amarrados à bicicleta?”, perguntou o policial, destacando a peculiaridade da situação. Diante do cenário inusitado, ele comentou de forma bem-humorada: “Será que eu deveria tentar dar a eles comandos como ‘levantem as patas e deitem o rosto no chão’?”, provocando risos e grande interesse dos espectadores nas redes sociais. Em seguida, aproximou-se dos cães para resgatá-los. “Deitem-se no chão”, instruiu, mas os animais, embora calmos, não responderam. “Nada”, confirmou o policial, “nós tentamos”.

Resgate cuidadoso e atenção ao comportamento animal

A prioridade imediata era separar os cães para manuseio seguro. “Se conseguirmos separá-los, eu fico com um e vocês com o outro. Podemos separá-los e provavelmente conseguiremos cuidar deles”, explicou um policial ao outro. Ele observou que, apesar de abandonados e presos, os cães estavam “bastante calmos”. “É, vocês são cães calmos”, disse, tentando reduzir o estresse dos animais.

O resgate começou com o uso de uma guia de controle de animais, ferramenta padrão para prender cães com segurança. O policial se aproximou de um dos cães, que inicialmente demonstrou leve relutância, mas sem agressividade. “Calma”, disse ele enquanto manobrava para soltá-lo da bicicleta.

Durante a ação, um detalhe chamou atenção: “Ele tem olhos de baleia. Não vou forçá-lo”. O termo, usado no comportamento canino, indica que o cão mostra o branco dos olhos, sinal de estresse ou desconforto. Reconhecer esse comportamento foi essencial para garantir a segurança e bem-estar do animal.

Após a liberação do primeiro cão, o policial repetiu o procedimento com o segundo. A operação, apesar do ambiente remoto e incomum, foi conduzida com profissionalismo e atenção. Agora, os cães aguardam adoção por uma família que assegure seu futuro.

O caso evidencia a variedade de situações enfrentadas pelos agentes de controle de animais, muitas vezes em locais desafiadores, onde paciência, conhecimento e engenhosidade são fundamentais para um resgate bem-sucedido. Ao mesmo tempo, mostra a gravidade do abandono, que expõe os animais a riscos extremos sob o sol do deserto.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo