Uma cachorra chamada Gita salvou o tutor de 84 anos de idade, que se machucou em casa, chamando a atenção de uma viatura da polícia. Segundo as autoridades, o homem vive sozinho em uma cabana na área rural e não conseguia se levantar para pedir ajuda por conta da perna machucada, então a cachorrinha buscou resgate.
Gita, de 13 anos, estava sentada no meio de uma estrada em Washington (EUA),latindo e chorando, quando um delegado a encontrou pela primeira vez. Ele tentou colocá-la na viatura para procurar pelo tutor, mas ela não entrou.
O delegado então deixou Gita onde estava e verificou as casas num raio de um quilômetro, mas não conseguiu encontrar o tutor. O escritório do xerife do condado de Stevens contou que o delegado temia que algo estivesse errado, então ele voltou até a cachorra e a encontrou deitada na linha central da estrada e tirou ela de lá para evitar um atropelamento.
Gita guiou o delegado por um caminho pouco movimentado que levava até a pequena cabana. Então ele ouviu a voz de um homem idoso pedindo ajuda enquanto estava no chão e correu para resgatá-lo.
O escritório do xerife não informou como o tutor de Gita foi tratado ou para onde ele foi levado, mas descreveu ela como uma “cadelinha salvadora e melhor amiga de um homem em apuros” e a creditou explicitamente por “salvar sua vida naquele dia”.
“A lealdade e o heroísmo de nossos amigos peludos nunca deixam de nos surpreender”, acrescentou o escritório do xerife.