EnglishEspañolPortuguês

RECOMEÇO

Cadelinha paraplégica resgatada em aterro sanitário encontra novo lar em outro país

Resgatada na Jamaica, ela teve dificuldades para ser adotada, até que uma canadense se interessou em tê-la como parte da família

19 de setembro de 2024
Júlia Zanluchi
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Montego Bay Animal Haven

Uma cadelinha foi resgatada de dentro de um saco de lixo em aterro sanitário em Montego Bay, na Jamaica. Apesar de ter a coluna quebrada, o que causou paralisia permanente, ela deu a volta por cima e encontrou uma tutora muito amorosa que mudou sua vida.

Quando Roxanne chegou ao trabalho em um aterro sanitário local no ano passado, estava pronta para enfrentar as tarefas habituais do dia. Em meio ao calor escaldante da Jamaica, ela começou a separar os sacos de lixo abarrotados, mas parou de repente ao perceber que um deles parecia estranho.

Os instintos de Roxanne tomaram conta e ela fez algo que normalmente não faria no trabalho. “Algo disse a ela para abrir o saco, e foi então que um cachorro pulou para fora”, disse Sabria Hector, da Montego Bay Animal Haven (MBAH), em entrevista ao The Dodo.

Roxanne ficou inicialmente chocada ao encontrar um filhote de cor mel no saco, mas logo ficou emocionada ao perceber que a doce cachorrinha ainda estava respirando.

Como amante e defensora fervorosa dos animais na ilha, ela sabia exatamente quem chamar para ajudar. “Felizmente, [a cadela] foi encontrada por Roxanne, um anjo dos animais, que rapidamente entrou em contato com nossa equipe e a levou ao veterinário”, escreveu a MBAH no Instagram.

A MBAH acolheu a cadela, que mais tarde foi nomeada Winnie. Além de estar perigosamente magra e fraca, a pobre cachorrinha parecia não ter sensibilidade nas pernas traseiras.

Foto: Montego Bay Animal Haven

A equipe diagnosticou rapidamente Winnie com uma coluna quebrada, o que causou paralisia permanente. Embora eles tivessem respostas sobre sua saúde, a equipe ainda se perguntava o que tinha acontecido com ela antes de ser jogada no lixão. “Estava claro que ela não conseguia usar as pernas traseiras, mas não tínhamos certeza da extensão dos danos ou sequer o que havia acontecido”, escreveu a MBAH.

A equipe da MBAH cuidou de Winnie todos os dias desde que ela chegou à clínica. Infelizmente, ela nunca recuperou a força nas pernas traseiras, mas isso não a impediu de se tornar uma menina animada e brincalhona depois que sua coluna se curou. “Ela era muito esperta e realmente não deixava suas pernas a desacelerarem”, disse Sabria. “Apesar de todas as formas horríveis como os humanos a trataram, ela nunca foi maldosa ou agressiva, e sempre foi amorosa e amigável.”

Quando Winnie estava finalmente forte o suficiente para ser adotada, a equipe começou a procurar seu lar ideal. Eles ficaram desolados ao não encontrar ninguém local para acolhê-la, até que receberam uma mensagem especial de alguém que vivia a mais de 3 mil quilômetros de distância. “Alguns meses depois, recebemos uma mensagem de Susan, que estava procurando adotar um cão com necessidades especiais, e ela queria levar Winnie para viver uma vida maravilhosa em Newfoundland, Canadá”, escreveu a MBAH.

Susan parecia ser a tutora perfeita para Winnie, mas a equipe da MBAH enfrentou um grande dilema: levar o cachorro até o Canadá. Embora a MBAH estivesse acostumada a transportar cães internacionalmente, Newfoundland era particularmente difícil de chegar.

“Toronto é fácil, mas Newfoundland é difícil”, disse Sabria. “Foi necessário muita coordenação e colaboração.”

Na primeira etapa da viagem, Winnie voou da Jamaica para Toronto com uma escolta amorosa de voo chamada Christa. Ao chegar em Toronto, Winnie passou a noite com uma voluntária gentil chamada Michelle e, no dia seguinte, foi para um lar temporário com uma mulher chamada Hope, enquanto o restante da equipe encontrava uma maneira de levá-la a Newfoundland.

Quatro meses após sua estadia com Hope, o Canadian Wings of Rescue coordenou um voo para que Winnie finalmente chegasse ao seu lar definitivo em Newfoundland.

“O Canadian Wings of Rescue é INCRÍVEL, e eles tornaram o processo muito fácil para nós”, disse Sabria.

Foto: Montego Bay Animal Haven

Winnie voou com Hope e um piloto voluntário chamado Greg para Newfoundland, onde a cadela, que antes era do Caribe, rapidamente se adaptou ao seu novo ambiente. Após meses de espera, a doce cachorrinha estava muito feliz por finalmente estar em casa. “Ela está sendo mimada agora e até ama a neve”, disse Sabria.

Winnie está prosperando em seu novo lar e adora explorar as paisagens de Newfoundland com a ajuda de sua própria cadeira de rodas. Independentemente do clima, está sempre pronta para aproveitar o dia e mostrar à sua equipe de resgate o quanto é grata por ter sido salva.

    Você viu?

    Ir para o topo