Uma cadela teve uma das patas traseiras decepada com uma foice na zona rural de Porteirinha, no Norte de Minas. O caso aconteceu na Comunidade de Angicos, nesta terça-feira (7), e o suspeito foi preso em flagrante.
Segundo a Polícia Militar, o homem, de 30 anos, é vizinho da tutora do animal. Consta no boletim de ocorrência que o suspeito passava pela rua e a cachorra latiu. Ele carregava uma foice nas mãos e jogou o objeto no animal.
A tutora contou aos policiais que estava dentro de casa quando escutou a cadelinha ‘gritando’. Ao sair, ela deparou com o animal sangrando e sem a pata esquerda.
Ainda de acordo com a PM, a mulher disse que o homem já tinha costume de maltratar animais na comunidade e todas as vezes que passava em frente à casa dela jogava pedras na cadela, que sempre ficava no quintal.
O animal foi socorrido por uma testemunha e ficou sob a responsabilidade da ONG Proteção Animal de Porteirinha. O estado de saúde é estável.
A polícia fez buscas e prendeu o homem em flagrante. Ao ser questionado, ele disse aos militares que “a cachorra latiu e que apenas jogou a foice na direção dela”.
Ele já tinha passagem por maus-tratos a animais e foi encaminhado à delegacia de Porteirinha.
A Polícia Civil informou ontem (8), que o homem foi autuado por maus-tratos a animais com base no artigo 32 da Lei Federal 9605/98 e foi levado para o presídio de Porteirinha. A PC tem 10 dias para concluir o procedimento e encaminhar à Justiça.
Estado de saúde da cadela
A cadela Safira foi socorrida através da ONG Proteção Animal de Porteirinha e recebeu o primeiro atendimento emergencial em uma clínica da cidade, onde foi aplicado medicamentos para cortar o sangramento e analgésico para dor. Em seguida, ela foi levada para uma outra clínica, da mesma rede, em Janaúba, onde permanece internada.
Por telefone, a veterinária Maria Tereza Mendes Poubel informou que a cadela foi sedada ontem (8) para procedimento de limpeza e passa bem.
“Ela chegou sentindo bastante dor e estava acuada, com medo. Hoje, fizemos a limpeza da região afetada para evitar infecção. Foi necessário sedá-la para o procedimento, mas ela já acordou da sedação, está bem e se alimentou. Ela apresenta também um pouco de um quadro de anemia porque perdeu muito sangue”.
A veterinária explicou que a cadela está sendo medicada com antibiótico, anti-inflamatório e remédio para dor. Ela deve permanecer internada até a cicatrização do ferimento.
Fonte: G1