A maioria dos cachorros “aprontam” de vez em quando e alguns têm o hábito de engolir objetos que não deveriam. Nos Estados Unidos, uma cachorra colocou a vida em risco após engolir uma faca de cerca de 20 centímetros.
Os cães não sabem o perigo que estão correndo e temos que tentar deixa-los longe de tudo que traga algum risco. Mas, assim como as crianças, basta um segundo de distração e o pior pode acontecer. A família não tem ideia de onde a cadela Lexi encontrou essa faca e como conseguiu engolir.
Quando ela começou a vomitar, os tutores a levaram ao veterinário sem imaginar o que havia acontecido. A radiografia indicou a presença da faca no esôfago de Lexi e a família foi orientada a levar a cachorra ao hospital imediatamente.
Os veterinários do Animal Referral Hospital nunca tinha visto algo assim, mas sabiam que tinham que remover a faca o mais rápido possível para que Lexi tivesse chances de sobreviver.
A equipe veterinária utilizou uma câmera de endoscopia para ver onde estava o lado da serra e conseguiu remover a faca com o auxílio de um fórceps sem machucar a cachorra. O processo durou 45 minutos mas foi bem sucedido. Lexi passou três dias no hospital para se recuperar do susto, mas já recebeu alta.