EnglishEspañolPortuguês

Cadela resgatada muito debilitada de atropelamento aguarda um lar, no PR

28 de fevereiro de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

Louise Tezza
[email protected]

Foto: Divulgação

A Haila foi resgatada no dia 11/07/2011, uma segunda-feira, após ter sido atropelada na madrugada do dia 09. Apesar de ser uma mestiça rottweiller, ter o porte da raça (28kg) e estar sentindo bastante dor, ela permitiu que nós a recolhêssemos, sem esboçar agressividade, pelo contrário, parecia aliviada por estar recebendo ajuda. Estimamos que a Haila tenha entre 6 e 7 anos.

No momento do resgate ela não apoiava as patinhas de trás e apresentou ausência e diminuição de alguns sinais neurológicos, sendo seu quadro compatível com lesão de coluna. Iniciamos tratamento medicamentoso e conseguimos realizar um exame de RX, mas este foi inconclusivo. Conseguimos, graças a Elaine, amiga, estagiária do CCZ e estudante de medicina veterinária, parceria com a Universidade Tuiuti do Paraná e a Haila passou por uma cirurgia chamada Hemilaminectomia dorsal em 24/08/11, sob a supervisão do Professor Milton Morishin ao qual agradecemos à disponibilidade e interesse no caso.

Após a cirurgia, a Haila teve boa melhora no seu quadro clínico geral (retenção urinária, em especial), mas pouca evolução do quadro neuromuscular, não voltando a andar. Mas sabíamos que seria difícil, uma vez que a chance disso acontecer era menor de 5%.

Diante da situação e principal e especialmente pela disposição da Haila em adaptar-se a nova condição, optamos por ajudá-la. A Haila é uma cachorra muito alegre, disposta, ativa, amorosa e inteligente, tanto que adaptou-se imediatamente a um “carrinho ou cadeira” que tinha sido usado por outro cão. Como o equipamento tinha quase o tamanho próprio para a Haila, assim que a colocamos na cadeira, ela não hesitou e saiu desbravando todo o CCZ.

Considerando a adaptação, buscamos informações sobre a confecção de um equipamento próprio para ela e a Elaine encontrou a empresa Vetcar, de Botucatu, com a qual custeamos em troca de 500 assinaturas de estudantes de veterinária e médicos veterinários o equipamento. A “Ferrari” da Haila chegou em novembro e desde então, ela não parou mais.

Ressaltamos que os cuidados prestados a Haila foram todos realizados em parceria com instituições e pessoas especiais. Os CCZs não dispõe de estrutura para tal.

Agora, após castração, vacinação, desverminação, a Haila encontra-se estabilizada e a espera de um lar que a acolha e que possa oferecer a ela os cuidados diários de higiene e manejo necessários.

Como o CCZ possui muitos cães provenientes de recolhimento e uma rotina muito intensa, não é possível garantir que a Haila receberá a contento os cuidados de que precisa… Novos animais exigem a atenção e tempo dos funcionários e tememos que não seja possível sua manutenção saudável. Desta forma sua adoção por uma família amorosa será muito oportuno e comemorado!

Gostaria de reforçar que a Haila é um animal encantador, dócil, ativo, desbravador, disposto e feliz. Coloco-me à disposição para dar a assistência veterinária que ela precisar.

Foto: Divulgação

Cuidados diários:

1. Colocá-la na cadeira
2. Lavar as regiões do corpo que estiverem úmidas de urina
3. Secá-la ou deixá-la secar ao sol
4. Fornecer alimento duas x ao dia
5. Supervisionar sua adaptação com a cadeira ao novo local
6. Retirá-la do equipamento ao final do dia
7. Fora da cadeira mantê-la em piso liso, não abrasivo e limpo
8. Fornecer água, alimento, atenção, carinho.

Espero que tenham gostado de conhecê-la e que possam ajudar a encontrar pessoas dispostas a adotá-la.

Foto: Divulgação

Contato: Flávia (41) 8405-5493 / (41) 3901-5134 (Vig. Epidemiológica)

Você viu?

Ir para o topo