A cachorrinha resgatada em meio aos escombros do deslizamento de pista na Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos, se reencontrou com seus tutores ontem (12). A cadelinha da raça poodle foi reivindicada por três famílias diferentes e foi necessário um teste para saber de quem era a guarda do animal.
A CCR aplicou, então, um questionário sobre as características da cachorrinha e descobriu a família correta do animal.
Vanderlei e Laura, tutores da cachorrinha Adelaide, contaram que ela foi adotada de um abrigo de animais há alguns meses e tem histórico de maus-tratos. A cadela fugiu de casa na quinta-feira da semana passada (6) e estava sendo procurada pela família.
A família então identificou Adelaide depois de assistir a uma reportagem na televisão, contando sobre o resgate do animal no buraco aberto na Via Dutra. Depois do salvamento, a cadela havia sido encaminhada para uma clínica veterinária na cidade, onde ficou sob monitoramento médico. Apesar de ter fraturado uma pata, o animal passa bem.
O deslizamento da pista aconteceu por volta das 19h30, no km 214 da Via Dutra, em um trecho que passa pela cidade de Guarulhos, na quinta-feira (6). O asfalto e solo de duas faixas da pista lateral foram soterradas, derrubando postes, gradis e caixas d’água das casas do entorno.
Testemunhas contaram que naquele dia de manhã começaram a ouvir estalos vindos da pista. Durante a tarde as rachaduras começaram a aparecer e o asfalto foi afundando até desmoronar.
Maria das Graças Nogueira, uma moradora do entorno, conta que ao ver a situação de risco, decidiu levar o irmão, que sofre de problemas de saúde, para a casa de um parente. Ela disse que pegou seus pertences e documentos e se preparou para abandonar a casa se fosse necessário, e foi exatamente o que aconteceu.
“Na hora que o muro desabou, nós já saímos correndo, gritando. Foi tudo assustador, só quem já passou uma situação assim, sabe o que eu estou falando. Era fio pegando fogo, explodindo, todo mundo gritando, correndo”, lembra Maria.
Durante a tarde de quinta-feira, a Defesa Civil de Guarulhos foi ao local e realizou uma avaliação das rachaduras, liberando a área em seguida. Porém, horas depois o deslizamento aconteceu, obrigando 12 famílias a abandonarem suas casas.
A concessionária CCR, responsável pela Via Dutra, afirmou que o problema foi causado pelas fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
A cadelinha Adelaide agora segue junto de sua família novamente e se recupera do susto.