Uma cadela de dez anos, da raça são-bernardo, desapareceu por 17 dias na região selvagem de Minnesota, nos Estados Unidos, sem qualquer tipo de proteção para abrigá-la do inverno rigoroso característico do local.
Old Lady foi uma entre os 400 cães resgatados de uma fazenda de cachorros local no início de janeiro pelo abrigo Ruff Start Rescue. Funcionários do abrigo a colocaram como disponível para adoção. Ela foi adotada, mas fugiu assim que chegou em sua nova casa.
“O novo tutor pegou Old Lady a levou para sua casa”, disse Azure Davis, fundadora do Ruff Start Rescue, ao The Dodo. “Assim que o tutor a tirou do carro em sua coleira, a cadela ficou assustada com o barulho do gelo e fugiu pela estrada gélida.”
Davis trabalhou com The Retrievers, uma equipe de voluntários que ajuda a encontrar cães perdidos, para trazer Old Lady para casa. Enquanto as equipes de busca voltavam de mãos vazias, algumas aparições possíveis encorajavam a equipe a continuar procurando. Até que a temperatura caiu para -10°F.
Então, na segunda-feira (21), um homem e seus dois netos avistaram a cadela presa na floresta. A coleira que a Old Lady estivera arrastando havia mais de duas semanas ficou presa entre os galhos, o que fez com que ela fosse encontrada.
Davis e sua parceira Julie Lessard aproximaram-se de Old Lady com cautela e conseguiram colocar uma coleira no pescoço da cadela trêmula antes de tirá-la da árvore. Eles não acreditavam que a busca finalmente terminara.
“Assim que a colocamos no carro e fechamos a porta, consegui respirar”, disse Davis. “Tinha acabado. Ela estava segura. Foi uma sensação de alívio – estávamos rindo, chorando, nos abraçando. Foi um milagre.”
“Uma das mulheres que ajudou a procurar por Old Lady realmente se apaixonou por ela quando viu sua foto”, disse Davis. “Ela tem experiência com a raça são-bernardo e também com cães tímidos e retraídos, então foi uma combinação perfeita.”