EnglishEspañolPortuguês

CRUELDADE

Cadela grávida tem focinho decepado em São Lourenço do Piauí; face foi reconstruída em cirurgia

12 de fevereiro de 2025
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Imagens que mostram uma cadelinha com o focinho decepado em uma rua no município de São Lourenço do Piauí, a 548 km de Teresina, tomaram as redes sociais desde a última sexta-feira (7). Em vídeos que circulam em grupos de mensagem, é possível ver a cadela ferida e com parte da face “pendurada”. Lourença, como foi nomeada, foi resgatada e encaminhada para uma clínica veterinária em Petrolina (PE), na segunda-feira (10).

Eliane Oliveira, diretora da Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Animais, de São Raimundo Nonato, a 26 km de São Lourenço do Piauí, contou que resgatou o animal após receber imagens do estado de Lourença. A mulher viajou até a cidade vizinha e voltou com a cadelinha.

“Eu pedi para a mulher que me mandou as fotos segurar ela em algum lugar até chegarmos. Fui com as polícias militar e ambiental e chegando lá encontrei ela. A área do rosto que ficou já estava até dando bichos, muito infeccionada. Trouxe para São Raimundo, levei para uma clínica e aí costuraram o focinho, mas aqui não tem muitos recursos para tratar do caso dela”, iniciou a diretora.

Ainda segundo Eliane, o animal passou por uma reconstrução facial na clínica, mas após o sábado (8) e domingo (9), a infecção se agravou. Lourença foi levada para Petrolina (PE) com o apoio de uma ONG local na segunda-feira (10) e deve passar por cirurgia com um ortopedista maxilar após estabilização do quadro infeccioso. No momento, ela está se alimentando através de sonda.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Suspeitos não foram identificados até o momento.

A Prefeitura de São Lourenço do Piauí e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de São Raimundo Nonato, repudiaram o crime. Confira as notas no final da reportagem.

Tutor soube do caso através das redes sociais

O tutor de Lourença, um vendedor de espetinhos, soube do caso após a repercussão nas redes sociais e viajou de São Lourenço do Piauí à São Raimundo Nonato para ter notícias do animal, mas alegou não ter condições financeiras para arcar com o tratamento.

Cadelinha está grávida

Eliane Oliveira contou ainda que Lourença está grávida e apesar dos graves ferimentos, segue alegre.

“Ela está prenha e no ultrassom feito ontem vimos que os filhotinhos estão vivos. Ela é muito alegre e forte, continua abanando o rabinho mesmo depois de tudo”, concluiu a diretora da ONG.

Com os altos custos do tratamento de reconstrução facial e infecção, a OAB Subseção de São Raimundo Nonato criou uma campanha solidária nas redes sociais.

Confira a nota de repúdio da Prefeitura de São Lourenço do Piauí:

“A Prefeitura municipal de São Lourenço do Piauí, através da Secretaria do Meio Ambiente, vem a público expressar seu repúdio aos atos de crueldade e violência ocorrido hoje (07) na cidade de São Lourenço. Foi recebida a denúncia através dos órgãos e ONGs responsáveis.

É inaceitável e intolerável que seres inocentes e vulneráveis sofram nas mãos de indivíduos desprovidos de compaixão e empatia. A crueldade contra animais é absolutamente repugnante e demanda uma resposta enérgica por parte das autoridades competentes.

Reiteramos que tais atos não apenas ferem os animais, mas também afrontam os princípios éticos e morais da sociedade. Além disso, é importante ressaltar que a prática de maus-tratos contra animais é expressamente proibida pela Lei Federal nº 9.605/98 atualizada para a Lei n° 14.064/20, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente, incluindo os animais.”

Foto: Reprodução

Confira a nota de repúdio da OAB:

“A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de São Raimundo Nonato – PI, por meio da Subcomissão de Proteção e Defesa dos Animais, manifesta seu mais absoluto repúdio ao ato de violência e crueldade cometido contra uma cadela na cidade de São Lourenço do Piauí – PI.

É inaceitável que seres inocentes e indefesos, que dependem da proteção humana para sobreviver, sejam vítimas de tamanha brutalidade. Maus-tratos, sejam físicos ou psicológicos, além de desumanos, configuram crime e afrontam as leis brasileiras.

Reforçamos a necessidade de que os responsáveis por tais atos sejam punidos com rigor e de forma exemplar, para coibir novos casos e conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito e da proteção aos animais.

Nosso compromisso é seguir promovendo ações de conscientização, a defesa e respeito aos animais. Convidamos toda a sociedade a se unir nessa luta, denunciando casos de maus-tratos e apoiando iniciativas de proteção animal.

Cobramos das autoridades competentes mais fiscalização, investigações rigorosas e a aplicação de punições exemplares para garantir justiça e prevenir novas atrocidades.”

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo