A cadela de pequeno porte que foi abandonada em uma rua no Centro de Bertioga, no litoral de São Paulo, passou por atendimento veterinário e está em observação no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade. Um vídeo, obtido pela reportagem, mostra o animal descendo de um carro, que deu partida logo em seguida. Ela foi resgatada e será colocada para adoção.
A Prefeitura de Bertioga explicou, nesta quinta-feira (18), que cadela é SRD, já que não tem uma raça definida. Ela passou por exames, consulta com uma veterinária e está em uma área de observação no CCZ.
A cachorrinha foi coloca em uma gaiola, junto com outros cachorros, recebeu um cobertor e alimentação. A cadela está bem de saúde e será doada.
No processo de adoção, a pessoa interessada passa por uma entrevista para fornecer informações, como: a segurança da casa, se já teve ou tem um animal, se há crianças na residência, além de orientações sobre acompanhamento veterinário. Os interessados em adotar um animal podem entrar em contato com o CCZ de segunda à sexta, das 9h às 17h pelo telefone: (13) 3316-4079.
Abandono
O caso aconteceu no meio da Rua Geraldo Ferraz, no bairro Centerville. As imagens, obtidas pela reportagem mostraram o animal descendo de um carro, que deu partida logo em seguida. A cachorra foi resgatada por uma equipe da prefeitura.
Em determinado momento, uma pessoa que estava dentro do veículo abre a porta traseira do automóvel para o animal descer. Após a cadela desembarcar, a pessoa fecha a porta. O animal fica rodeando o carro até que a porta é aberta novamente para uma caixa de papelão ser jogada.
Segundos depois, o veículo deixa o local. Equipes da Secretaria de Segurança e Mobilidade conseguiram identificar o motorista do veículo e a cadela por meio das imagens registradas na câmera.
O motorista que a abandonou irá responder pelo crime de abandono de animal com base na Lei Federal nº 9.605/98. Ele ficará sujeito à reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda de cão ou gato.
Fonte: G1