Um filhote de cachorro da raça pastor alemão se escondeu no banheiro durante a queima de fogos do Réveillon. O animal ficou muito assustado com os barulhos e tentou se refugiar em um cantinho do box. O momento foi gravado pelo tutor do cãozinho, que compartilhou o vídeo nas redes sociais.
A cadela de apenas um ano de idade aparece ofegante e com os olhos e orelhas atentas, o guardião tenta acalmar a cachorrinha, mas seu desespero é visível.
Cães captam sons em uma frequência até quatro vezes maior que os humanos e por isso sofrem muito com os estrondos causados pela queima de fogos de artifício com estampido.
Muitos estados brasileiros aprovaram leis, em 2021, que proíbem o uso de fogos com estampido. Animais domésticos e pessoas em maior condição de vulnerabilidade como crianças pequenas, enfermos, autistas e idosos, são os mais prejudicados por essa prática.
Quem for pego soltando fogos com estampido pode ser denunciado e pagar uma multa, que varia conforme as leis estaduais e municipais de cada localidade. Fogos de artifício são altamente prejudiciais para aves, cães e gatos. O estresse causado nos animais pode provocar paradas cardíacas e até levar a morte.