De acordo com a KCRA, a cadela Loca chegou recentemente ao UC Davis School of Veterinary Medicine, na Califórnia (EUA), com ferimentos faciais graves decorrentes de uma mordida de cachorro.
Com uma bochecha e uma mandíbula fraturadas, a bull terrier precisava de uma cirurgia complexa para reconstruir seu rosto, mas o veterinário da escola teve uma ideia inovadora.
Antes da chegada de Loca, a escola estava trabalhando em uma máscara facial impressa em 3D chamada Exo-K9 Exoesqueleto que ajudaria na cura de animais, tornando Loca a candidata perfeita para usá-la.
Após a cirurgia, o filhote recebeu uma Exo-K9 impressa apenas para ela por estudantes de engenharia biomédica da instituição. O novo acessório ajudou a manter sua mandíbula no lugar enquanto ela se recuperava. Segundo o People Pets, o procedimento funcionou: logo após a operação, ela estava comendo alimentos macios e abraçando os outros.
Já faz mais de três meses que Loca recebeu seu novo visual e um exame recente mostra que ela está indo bem. Graças à equipe da escola e à máscara facial, a mandíbula da cadela está se desenvolvendo corretamente. Atualmente, ela consegue ingerir alimentos duros e não precisa mais do Exo-K9 para realizar suas atividades do dia-a-dia.
Graças a sua bravura e a sua perseverança, Loca mostrou aos veterinários da UC Davis que a máscara facial também pode ajudar outros animais.