Turistas que pedalavam por Marrocos e pelo deserto do Saara ganharam uma nova amiga de quatro patas que os seguiu cerca de 97 quilômetros.
Emily Lawson e um grupo de ciclistas embarcaram em uma viagem percorrendo o comprimento de Marrocos. Enquanto pedalavam pelo deserto do Saara, notaram uma cadela em situação de rua durante uma de suas paradas. Eles a cumprimentaram com carinhos e cócegas, mas, quando continuaram a jornada, ela os seguiu.
A cadela correu ao lado deles por cerca de 48 quilômetros até que pararam novamente. Eles ficaram arrasados ao perceber que ela mal conseguia andar e que as almofadinhas de suas patas estavam desgastadas. Mas, estando no meio do nada, com água limitada, sabiam que não podiam deixá-la para trás novamente.
Em um vídeo no Instagram publicado em 2 de março (@thenomadvet.nz), Lawson contou como a cadela, agora batizada de Hara, os seguiu e como a ajudaram, colocando meias em suas patas para protegê-las enquanto continuavam a jornada com ela a reboque. A cadelinha rapidamente se tornou sua sombra, deixando-os com uma difícil decisão: o que fazer com ela?
Ver essa foto no Instagram
Mas, ao se apaixonarem por Hara, souberam que sua história estava “apenas começando”. Em breve, ela teria um novo lar permanente em outro país. “Hara nos seguiu sem saber por comida, água, abrigo ou saúde. Ela era a definição do melhor amigo do homem. Ou talvez ela só goste de bicicletas”, dizia parte da legenda.
“Nós a encontramos no início de novembro e, na verdade, passamos apenas uma semana com ela antes de levá-la a um abrigo em Agadir e terminarmos nossa viagem de bicicleta”, disse Lawson ao Newsweek via Instagram.
Eles planejavam encontrar um lar para ela, mas, como Lawson destacou na legenda, Marrocos abriga 3 milhões de cães em situação de rua. Isso tornou quase impossível encontrar um adotante no país.
Mas Lawson decidiu que o lar de Hara seria com ela. Por quatro meses, a cadela precisou ficar em Marrocos para completar os testes de raiva e exames de sangue. a tutora retornou no início de abril para buscá-la e levá-la para o Reino Unido.
“Ela está indo tão bem— sinceramente, nos surpreende todos os dias com a felicidade com que está se adaptando”, contou ela.