Uma cadela foi resgatada após ficar presa em uma concertina fixada sobre o muro de uma casa que está em situação de abandono em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
O acidente aconteceu na tarde da última terça-feira (12) na rua Quinze, no bairro Lagoa Mansões. Preocupada com o bem-estar do animal, que poderia se ferir gravemente, uma mulher que testemunhou o caso acionou o Corpo de Bombeiros.
Com o auxílio de uma escada, um dos militares alcançou a cadela, que não apresentou resistência ao resgate. Para retirá-la em segurança, foi necessário cortar parte da concertina. Apesar dos riscos que sofreu, o animal não apresentava nenhum tipo de ferimento.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, outros cachorros em situação de rua também foram encontrados no interior do casa abandonada. No entanto, durante o resgate da fêmea, eles fugiram. Os militares e as testemunhas do acidente não souberam informar de que forma a cadela poderia ter conseguido acessar o muro, onde ficou presa.
Comovida com a situação da cadela, a mulher que acionou o resgate decidiu se responsabilizar pelo animal, que aparentemente vivia em condição de abandono até se acidentar.
Não compre, adote
A exploração de animais para venda é uma prática cruel que objetifica cães e gatos, reduzindo-os à condição de mercadorias. Por serem tratados como objetos, esses animais são alvos frequentes de maus-tratos, situação que só poderá ser coibida com o fim do comércio.
Engajados na luta em prol dos animais, ativistas incentivam a adoção e pedem que a sociedade se conscientize sobre a necessidade de abolir a venda de cachorros e gatos. Os protetores de animais explicam que, ao comprar um animal, o comprador não só compactua com a objetificação de um ser vivo, como incentiva o comércio como um todo, incluindo o que é feito pelos criadores que negligenciam e maltratam os animais.
Enquanto milhares de animais são comprados Brasil afora, outros milhões padecem nas ruas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 30 milhões de animais vivem em situação de rua no país. Sem cuidados, eles passam fome e sede, sofrem com o calor, o frio e as chuvas, adoecem e agonizam até a morte por conta de doenças e de atropelamentos. Também são vítimas de agressões e até de estupros. Frágeis e inocentes, o pedido que eles fariam, caso pudessem falar, seria: não compre, adote um animal abandonado.