No dia 6 de janeiro, a cadelinha Pila saiu à noite e não retornou mais, para o desespero da sua guardiã.
A tutora, chamada Guðfinna Kristinsdóttir, relatou que ela e um grupo de resgate animal estavam longe de onde o animal desapareceu, e, por isso, mobilizaram outros moradores que pudessem contribuir para a busca da cachorra.
A busca por Pila durou cerca de 20 dias. O local que ela foi resgatada é uma área perigosa e acontece com frequência deslizamentos de gelo em montanhas íngremes.
Pila foi vista pela primeira vez por um homem que utilizava um caiaque. O homem ouviu seu latido e tirou uma foto, postando nas redes e viralizando.
A foto alcançou o grupo de resgate e um morador sobrevoou o local com um drone para tentar avistar o animal. Graças ao drone, foi descoberto que a cadela estava presa entre 100 e 200 metros de altura na montanha Stigahlíð. Os rastros mostram que Pila andava de um lado para o outro sem conseguir sair do local.
Segundo o portal Amo Meu Pet, uma equipe foi acionada e se direcionou ao local de helicóptero para o resgate, que durou cerca de 5 horas.
Veterinários também tiveram de intervir na saúde de Pila para dar alimentação e água, pois a cachorra ficou sem acesso a itens básicos por vários dias.
Apesar da idade, Pila está recuperada e mostrou que é uma verdadeira sobrevivente e guerreira.