Um homem que matou sua cadela de estimação a pauladas e pedradas foi detido neste domingo no bairro de Santo Amaro, área central de Recife, PE. Aos guardas municipais da Brigada Ambiental, o estudante de direito Samuel Francisco de Araújo, 45 anos, disse ter abatido sua cadela, da raça husky siberiano, porque ela havia fugido de casa. O animal estava prenhe.
Os guardas conduziram Samuel à Delegacia de Santo Amaro, onde foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO). Samuel responderá em liberdade por crime ambiental. A morte ocorreu no sábado, por volta das 17h30, na frente da casa do acusado, na Rua Artur Coutinho, 200, no mesmo bairro. Vizinhos, que disseram ter sido ameaçados por ele quando tentaram impedir o crime, acionaram a Brigada Ambiental.
“Ele disse que estava armado e não deixou ninguém se aproximar”, relata o subinspetor José Gonçalves da Silva. O corpo do animal foi recolhido ao Centro de Vigilância Ambiental, em Peixinhos, Zona Norte, onde se encontra num freezer. O objetivo da Brigada Ambiental é submeter a cadela a uma necropsia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Se condenado, Samuel pode pegar até dois anos de cadeia. Além de recorrer à Lei de Crimes Ambientais, os guardas municipais também o enquadraram no Código de Meio Ambiente e Equilíbrio Ecológico do Recife, por disposição de resíduos em local inadequado. “O código prevê multa de R$ 50 a R$ 250 mil”, adverte o subinspetor.
Telefones da Brigada Ambiental do Recife: 3355-2112 e 3355-1467.
Fonte: JC On line