EnglishEspañolPortuguês

Cadela e filhotes são encontrados em depósito de lixo em Tenente Portela (RS)

15 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 14 de julho, por volta das 10h, o proprietário da empresa responsável pela coleta de resíduos domésticos de Tenente Portela, Volmir Franceschi, encontrou uma cadela e seis filhotes abandonados em meio a um depósito irregular de resíduos, localizado na Avenida Perimetral, próximo a ERS 330. Ao se deparar com o fato, o empresário acionou o Departamento Municipal de Meio Ambiente que dirigiu sua equipe ao local, a fim de recolher os animais vítimas de maus-tratos.

As biólogas Cristina Linck, Juliana Henzel e Luciana Teixeira, do Departamento de Meio Ambiente, verificaram no local, restos de comida, garrafas, embalagem de óleo lubrificante, sacos de sementes, embalagens de massa corrida, restos de entulhos da construção civil, sacos com lixos e outros resíduos. Em meio a tudo isso, estavam a cadela e seus filhotes.

As biólogas recolheram os animais e os levaram ao Departamento de Meio Ambiente, a fim de conseguir um lar para eles. Conforme Juliana, a cadela é dócil, de porte médio, e encontra-se muito magra por estar alimentando as cinco fêmeas e um macho. As profissionais salientam a comunidade, que os tutores dos animais, têm a obrigação e responsabilidade de prestar cuidados e manter seus animais em condições sadias de vida.

O médico veterinário, Mario Roberto Andres, prestou os primeiros atendimentos à mãe e aos filhotes. Em contato com o Pet Shop Lat & Mia, a proprietária, Eloisa, forneceu ração, vermífugos, vitaminas e auxílio para achar um novo lar a estes adoráveis cãezinhos.

A fiscal ambiental, Luciana Teixeira, esclarece que este caso, de recolhimento de animais, é uma situação excepcional, pois praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime previsto em lei, com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa, baseado na Lei Federal de Crimes Ambientais n° 9.605/98.

Luciana ainda lembra que conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010, a responsabilidade pelo destino dos resíduos é compartilhada, onde o gerador é responsável pela destinação ambientalmente correta dos seus resíduos, a fim de que o mesmo não cause danos ao meio ambiente e a saúde pública.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As biólogas pedem a colaboração da comunidade em denunciar estas ações de maus-tratos à animais, e disposição inadequada de resíduos. Além disso, também pedem encarecidamente o auxílio da comunidade, para doação de ração e leite, já que o município ainda não possui uma ONG. Elas salientam que os dados do denunciante serão mantidos em sigilo.

As denúncias e as doações podem ser realizadas através do telefone 55 3551 2552, ou junto ao Departamento de Meio Ambiente, localizado na Avenida Santa rosa, nº 609.

Fonte: Rádio Municipal Tenente Portela – RS

Você viu?

Ir para o topo