EnglishEspañolPortuguês

SURPRESA

Cadela é encontrada em caverna a 12 metros de profundidade por grupo de espeleólogos que fazia estudo

12 de julho de 2024
Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Gils County Animal Shelter

Uma excursão nas cavernas gigantes do oeste da Virgínia, nos Estados Unidos, acabou se transformando em uma missão de resgate. No dia 7 de julho, Dave Jackson e Jesse Rochette, da CaveSim, uma empresa que realiza simulações de cavernas, estavam acompanhados de um casal local quando encontraram uma cadela a 12 metros abaixo do solo, enquanto desciam as estreitas paredes da caverna. Para surpresa de todos, a cadela estava viva.

Rochette conseguiu atrair a cadela com um pedaço de salame, que “ela comeu imediatamente”, relatou à AP News. O animal estava tremendo, então o grupo utilizou tudo o que tinha à disposição para aquecê-la, incluindo mantas térmicas, almofadas de espuma e o capuz de um casaco velho encontrado na caverna.

Antes de resgatar a cadela, foi necessário conquistar sua confiança. Após três horas na escuridão, Dave Jackson conseguiu amarrá-la ao peito para a subida. Ao chegarem à superfície, ofereceram-lhe água, processo que teve de ser feito gradualmente. Primeiro, a cadela lambeu a água dos dedos de Rochette, depois de uma concha feita com as mãos e, finalmente, bebeu de uma tigela.

O próximo passo foi buscar assistência médica. Dave e Rochette levaram o animal à escola veterinária da Virginia Tech. Após vários exames e radiografias, não foi encontrado nenhum osso quebrado. “É um milagre”, publicou o abrigo Giles County Animal Shelter no Facebook. No entanto, a cadela foi diagnosticada com Doença de Lyme, uma infecção transmitida por carrapatos, além de uma infecção na coluna, que a impede de usar as patas dianteiras sem ajuda.

Apesar disso, o abrigo informou que a cadela recuperou rapidamente após “uma boa dose de analgésicos, antibióticos, repouso e boa nutrição”. “Ela toma os remédios como uma campeã e come como se não houvesse amanhã. As despesas médicas foram cobertas graças à nossa incrível comunidade”, escreveram no Facebook.

Atualmente, o abrigo está à procura do tutor da cadela, mas garante que, se ela continuar a melhorar “estará pronta para um novo lar”.

    Você viu?

    Ir para o topo