Uma cadela foi ‘contratada’ e ganhou até crachá da prefeitura de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, para atuar em escolas da cidade. A iniciativa, coordenada por uma dupla de veterinários junto à Secretaria de Educação, leva a Juju até as salas de aula para ensinar a respeito da conscientização sobre o bem-estar animal.
A Juju tem 9 anos e é tutelada pelo veterinário e um dos idealizadores do projeto, Fernando Krambeck. Ele e a colega, também veterinária, Mariana Bertoldi, criaram o projeto para reforçar os deveres dos tutores de animais, falando sobre as necessidades dos animais, “e não só cães e gatos, falamos de bois, cavalos e porcos também”, conta Fernando.
Nas palestras, “além das orientações distribuímos um material gráfico que utilizamos de forma lúdica junto às crianças, que aprendem, desde pequenas, sobre o respeito que todos devemos ter em relação aos animais”, reforça o veterinário.
E a ideia de levar a Juju foi justamente para tornar o momento mais atrativo para as crianças, que aprendem na prática. E a iniciativa tem sido um sucesso. “As crianças ficam mais alegres e interativas”, conta Fernando. E no fim, os profissionais preparam uma interação: os alunos dão petisco e os mais comportados podem auscultar o coração da Juju. Tudo torna o momento ainda mais marcante para os pequenos.
Segundo Krambeck, a ideia é que o projeto seja mantido, trabalhando todos os anos com as turmas do 4º ano da rede de ensino. Além disso, com o sucesso, a equipe está preparando materiais de divulgação para propagar informações tanto para as crianças quando para os adultos.
Fonte: NDMais