EnglishEspañolPortuguês

AÇÃO DRAMÁTICA

Cadela é arrastada pelo mar após fuga durante passeio e é resgatada por voluntários

Seren, uma golden retriever de três anos, ainda se recupera do trauma do resgate. Assustada com um barulho alto, ela fugiu e foi levada pela correnteza em uma praia.

7 de fevereiro de 2025
Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: RNLI

Uma cena de tensão e alívio marcou o fim de semana da tutora de Seren, Andrea Phillips. Ela contou que a cadela, resgatada há apenas cinco semanas, ainda está se adaptando à nova vida e lidando com traumas passados.

No sábado (01/02), durante um passeio na praia, um barulho alto — provavelmente o fechamento do porta-malas do carro — assustou Seren, uma cadela da raça golden retriever de três anos, que fugiu em direção às dunas e, em seguida, para o mar. “Ela parecia calma quando a colocamos no carro, mas o barulho a deixou em pânico. Ela pulou para fora e correu em direção à praia. Eu tentei acompanhá-la, mas ela estava muito rápida. Fiquei desesperada”, relatou Andrea.

O incidente ocorreu na praia de Newton, no sul do País de Gales. Seren foi resgatada por voluntários da RNLI (Royal National Lifeboat Institution), uma ONG que trabalha para a guarda costeira realizando resgates menores, após ser arrastada pelo mar em um incidente que começou com um susto inesperado.

Outro passeador de cães, Josh, tentou segurar Seren, mas não conseguiu. Foi ele quem sugeriu que Andrea ligasse para a Guarda Costeira. “Eu nem sempre carrego meu celular, mas naquele dia ele estava comigo. Fiz a ligação para o 999, e a pessoa que me atendeu foi incrível, me mantendo calma. Mesmo assim, eu estava perdendo as esperanças. Seren nadou tão longe que eu temi o pior”, desabafou Andrea.

A equipe da Estação de Salva-vidas de Porthcawl agiu rapidamente. Usando um bote salva-vidas Atlantic 85, chamado Rose of the Shires, os voluntários encontraram Seren perto de Newton Point, a aproximadamente 300 metros da costa.

A cadela “exausta” havia sido arrastada cada vez mais para o mar pela forte correnteza, mas foi encontrada por Chris Missen, comandante da RNLI em Porthcawl, “um pouco abalada, mas ilesa”.

Andrea agradeceu todos que ajudaram no resgate, reforçando o alívio do momento do resgate. “Eu sinceramente não consigo agradecer o suficiente aos voluntários da RNLI por salvarem Seren. Eles transformaram um pesadelo em um sonho. Foi como uma cena de filme ver o tripulante, com seu equipamento, carregando Seren do bote salva-vidas através das águas rasas”, disse a tutora.

“Também quero agradecer ao Josh, o passeador de cães, por toda a sua ajuda e rapidez ao ligar para a Guarda Costeira. E a todos os outros na praia que nos ajudaram naquele dia. Agora eu realmente entendo a importância de ter um meio de pedir ajuda, e se minha história puder ajudar outras pessoas, quero espalhar essa mensagem”, acrescentou.

    Você viu?

    Ir para o topo